O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Do fim de semana e não só...

Litoral alentejano. Frio. Muito frio. Miúdas agasalhadas até aos cabelos. Gorros, cachecóis, luvas, lareira. Passeios...(poucos, devido aos 8º e 9º g que se fizeram sentir). Castanhas quentinhas, mãos dadas, pai com uma pelas costas, mãe com outra no carrinho, colo (muito colo...) e muito mimo também! Foi bom. Muito bom.

Hoje, não resisto a contar um episódio caricato que se passou esta manhã. Eu e a C. acordámos bem cedo as duas, deixámos o pai e a mana em casa e fomos à pastelaria comprar pão para o pequeno-almoço. Eram umas 8h15, mais coisa menos coisa, e o cheiro a pão quentinho já se sentia da rua. Comprámos 5 bolinhas acabadinhas de saír do forno (que estavam uma delícia!). À saída do café fui abordada por um rapaz, nos seus 20 e poucos anos, com péssimo aspecto (certamente mais um que se perdeu pela vida) e que me pediu se tinha uma moeda para lhe dar. O problema é que ainda não tinha ido ao multibanco e os poucos trocos que tinha na carteira gastei na bica e nos pãezinhos. Porém, não estava literalmente de mãos a abanar, e como não gosto de fazer desfeitas, peguei num lenço de papel, embrulhei um pão quentinho e dei ao rapaz. Sempre era melhor que nada, pensei. A reacção foi no mínimo inesperada. Respondeu-me com um "Eu não quero pão! Guarde lá o pão minha sra!". E eu estupefacta com aquela reacção brusca fiquei sem palavras, enquanto ele seguiu caminho a barafustar em alto e bom som "Eu não quero pão! Estou farto de pão! Só me dão pão, pão!". Eu, cada vez mais estupefacta, pensava que se calhar a táctica não era das melhores, que se fosse mendigar para a porta de um banco em vez de um café, talvez aí, a massa fosse outra. Eu e a C. ficámos paradas a olhar, enquanto as pessoas dentro da pastelaria olhavam para ver o que se tinha passado. O rapaz lá seguia feliz da vida, a barafustar com tudo e com todos. E eu, engoli em seco toda aquela situação, no mínimo desagradável. Fiquei "magoada" com tamanha ingratidão, afinal o meu gesto até tinha sido "louvável"!?!? No caminho para casa não conseguia tirar este episódio da cabeça e fui aliviando a consciência em voz alta, que era preciso ser-se muito ingrato, que além de injusto tinha sido bastante desagradável e mal-educado, que devia era arranjar trabalho...e a C. sempre muito caladinha desde o início, a ouvir tudo, enquanto eu prosseguia com as minhas palavras de indignação e revolta. Chegámos a casa, pousei o pão sobre a mesa e rematei com um "é preciso ser pobre e mal agradecido!". A minha filha, que relembro tinha estado aquele tempo todo inacreditavelmente tão caladinha, vira-se para mim e num tom nitidamente de pena diz-me: Ó mãe, mas tu também nem puseste manteiga... :)

17 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Desculpa lá!!!
Então tu dás o pão ao homem e nem te dignas a pôr manteiga??? Realmente é preciso ter muita lata... se fosse comigo também não aceitava, claro! lol Está muito bom o desfecho... hi hi hi imagino a carinha dela a dizer isso... Boa, Conchinha! ;-P

Não ligues, amigas.
Infelizmente gente ingrata anda por aí muita, aos magotes... E cala-te boca! (Isto agora até dava um longo texto reflectivo da minha parte) lol

Bj!
(recebeste?)
Luísa*

5:14 da tarde

 
Blogger Tânia Santos disse...

lololololo
rime tanto tanto...a C. esteve bem muito bem!!!só ela para acabar com uma historia desagradável como esta....adorei a "saída" dela...quanto ao dito sr. realmente não há palavras ,pensa que está com a consciência tranquila ele é que infelizmente além de pobre também o é de espírito...
beijinhos grandes para vocês

8:05 da tarde

 
Blogger AR disse...

Adorei a história. Mas o melhor de tudo é vir aqui e soltar altas gargalhadas! Que bom que é. Toda a felicidade do mundo!

11:00 da tarde

 
Blogger Alice disse...

Ahahahha! Gostei! Ela tem razão, ainda se ao menos tivesse manteiga... eheheh.

(mas realmente... enfim...)

Bjs

3:24 da manhã

 
Blogger Rita disse...

E se fosse com marmelada????
Aí sim... o dito rapazinho tinha aceite de certeza!!!!
Beijinhos

10:15 da manhã

 
Blogger ddm disse...

LOLOLOL!
Esteve muito bem a C.!

Eu a esses rapazes de 20 e poucos anos nunca dou nada... eles querem o dinheiro e não é para comer... enfim.

Gosto de ver que estão a voltar os momentos felizes. :)
Beijinhos

10:18 da manhã

 
Blogger Jane & Cia disse...

lolol

10:35 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

realmente não se faz, oferecer pão sem manteiga. Loool. Santa ingenuidade

ursitazul

2:24 da tarde

 
Blogger . disse...

EH EH EH AH AH AH

Demais.

2:25 da tarde

 
Blogger papu disse...

Realmente, uma história bem triste... mas com a tirada da tua filha no fim transforma-se numa anedota! A ingenuidade das crianças às vezes embeleza até o quadro mais feio!

:)))

2:50 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

Coitado do rapaz ... comer pão sem manteiga!! Vê lá o que é a sensibilidade de uma criança ... pensou que ´não tinha aceite porque era só pão ... que querida!!

Muitos beijinhos ... e da próxima vez põe uma fatia de presunto no bolso caso ele apareça novamente :))))

4:50 da tarde

 
Blogger Tita Dom disse...

Tão bom sentir-vos assim felizes. Muito muito bom mesmo.
Beijo grande grande

6:12 da tarde

 
Blogger Rita disse...

Passei por aqui e fico feliz por vos saber tão felizes!
Realmente, nem um pouco de tulicreme?
Beijos

8:45 da tarde

 
Blogger Gina A. disse...

Que sensibilidade, a da tua C.! Como são inocentes e puras as crianças... pelo menos enquanto vivem neste seu mundo e não se apercebem tanto da "nossa" triste realidade...

Uma vez aconteceu-me que um rapaz do género desse, me pediu dinheiro para comer qualquer coisa. E eu respondi-lhe que me acompanhasse a uma pastelaria perto do sítio onde nos encontrávamos e que lhe comprava uma sandes ou um bolo. Não quis e ainda foi mal-educado!

E já assisti a outras quantas cenas deste género... é lamentável! Eles querem o dinheiro é para a droga!

Beijos

12:47 da tarde

 
Blogger Gina A. disse...

Esqueci-me de dizer que fico muito contente por saber que está tudo bem connvosco, que correu tudo bem e que estão felizes! :))

Beijinhos

12:49 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

Grande Bo-bo-le-ta ...!

Tem razão!
Se ainda fosse misto ou um brioche!?

Bjks da Matilde e Cª!

PS: E como estão as nossas "bo-bo-le-tas"?

7:25 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

PARABÉNS! PARABÉNS ao papá giraço! :-D

Mandei mensagem ao gonçalo mas ficou pendente...

Ouve, tu não vais fazer o que estou a pensar, pleeeeease diz-me que não... :-|

12:33 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial