O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

terça-feira, novembro 07, 2006

Porquê?

Dou por mim tantas vezes a fazer-me esta pergunta, e por mais que tente, não consigo encontrar resposta. Chego a pensar que às vezes, até pode parecer um gesto altruísta da minha parte questionar-me sobre isso. Porque há tantas pessoas em situações tão graves, ou piores ainda, que procuram o resto de uma vida por uma resposta, e essas sim, mereciam obtê-la. Porque por mais que tente buscar todas as razões possíveis e imaginárias, sinto que apesar de não parecer o tempo passa depressa demais e talvez tenha receio de me confrontar com uma resposta insuficiente. Porque apesar de tudo o que temos vindo a passar no último mês e meio, sei que ela tem melhorado a olhos vistos e que vai ficar boa. É nisso que tenho de me concentrar. Durante os ultimos 46 dias passados no hospital tenho privado com outras mães, outras crianças, tantas em situações tão graves ou piores que a da minha filha. Uma das coisas mais importantes que tenho absorvido desses encontros resume-se ao momento. A viver o momento. Levei um estalo de realidade e percebi como subitamente, a vida pode ser tão frágil, sem que nos apercebamos disso. Aprendi por exemplo, que tentar procurar o "porquê", a tal razão de as coisas nos acontecerem, não vai fazer de mim uma pessoa altruísta. Tenho direito a questionar-me. Todas temos, não é S.? Mas a maior aprendizagem, das muitas que fiz até agora, tem a ver com os sentimentos. Demonstrá-los, sem medos. Nunca fui uma pessoa de choro fácil. Sempre tive um certo constrangimento em derramar as mágoas frente a alguém, mesmo que conhecido. Sempre chorei em privado. No momento em que me desfiz em receios frente a toda uma ala pediátrica, senti que me fez bem ao espírito, como uma espécie de limpeza à alma. Apartir desse momento senti um peso enorme sair-me de cima, como se me esvaziasse de incertezas e quaisquer ressentimentos. Tropecei, caí, e tive tantas mãos amigas a ajudarem-me a levantar. Um apoio imenso, como nunca esperei ter. Cresci. Amadureci, de facto. Ela também. Está mais crescida interiormente, talvez um pouquinho crescida demais para apenas os 4 anos que sustenta. Todas as noites, vai despedir-se dos outros meninos aos seus quartos e diz-lhes que todos vão ficar bons. Que ela já está quase boa. Que já pode andar pelos corredores porque este soro agora tem rodinhas. Voltamos para o nosso quarto, de mãos dadas. Damos boa noite às senhoras da branca de neve, como ela chama às enfermeiras. Ficamos no 2º quarto, à esquerda. O que tem uma mantinha rosa na cama e uma boneca de pano à cabeceira, que o pai lhe trouxe de presente logo nos primeiros dias. Chamou-lhe Clarinha. Não a largou desde então. A enfermeira chega e pergunta se está tudo bem. Fecha os estores. Conto-lhe uma história. Diz-me que tem saudades da mana. Imensas. Da cama dela até ao quarto do J. E o quarto do J é o último ao fundo do corredor. Ela também tem tantas saudades tuas, mimo-a. Não a levo lá por motivos óbvios. O sono vence o cansaço e adormecemos as duas. O livro aberto. A enfermeira acorda-me para dizer que o G já vem a subir. Têm sido excepcionais connosco. Com ela. Médicos, enfermeiras, todos. Sinto que ganhei mais uma família. Despeço-me dela, o G. olha-me nos olhos e diz-me que preciso mesmo de descansar. Um abraço tão bom...Vou para casa. Na ala pediatrica reina um silêncio absoluto. De vez em quando, vêem-se uma ou duas enfermeiras passar. Entro no elevador. A minha bebé está em casa, à minha espera. No caminho aproveito o sinal vermelho para acender um cigarro e organizar as ideias. Sim, voltei a fumar, após quase 6 anos de total abstinência. Um facto do qual não me orgulho, em nada. Chego, finalmente. Nem sei como não adormeci ao volante. A avó vai embora e ficamos só as duas. Deixo-a deitada no ovo enquanto tomo duche. Esboça um sorriso rasgado(lindo), em direcção a mim. Como se tentasse compensar-me pelo que tenho perdido. Já no quarto, apago a luz. Deito-a a meu lado na cama e não consigo evitar. Sei que tinha prometido não voltar a chorar. E nem sei bem porque choro, ao certo. A M. cheira bem, está espevitada, desperta. Dá-me uma bofetada com uma das mãos na cara. Não quero que chores, parece querer dizer. Com a outra ameaça puxar-me os cabelos. Deixo. Abre a boca no meu nariz. Estou exausta, digo-lhe que não tenho mais pedalada. Encosto-a ao meu peito e ela começa a chuchar a minha pele. Ainda não se esqueceu. O pouco leite que ainda restava secou. Dei-lhe o peito na mesma, para ver se a acalmava. Adormeceu, há cerca de meia hora. Prometi-lhe que se fosse possível, amanhã iamos ver a mana. Mesmo que seja lá em baixo, da rua, só através da janela. Vai ser uma surpresa.

40 Comentários:

Blogger Alda Benamor disse...

Nem imagino o que estás a passar e a sentir... tive um rasgo dessa experiência quando um dos meus bebés foi operado de emergência e ficou internado um dia. Um rasgo... e foi horrível...

Depressa-depressa estará tudo bem e tudo não passará de um pesadelo que o tempo vai apagar.

Um beijinho muito grande!

12:51 da manhã

 
Blogger Jane & Cia disse...

Já os olhos se inundam, e não são só as palavras mas a vida que me fazem emocionar com vocês.

Desejo-vos logo logo, todos juntos no vosso casulo.

Beijinhos para ti mãe que tens sido de uma enorme coragem e força. Sou a admirar-te!

9:14 da manhã

 
Blogger mãe disse...

Vá, está quase, está quase... a vida tem mesmo maneiras de nos fazer abrir os olhos "até se ver o branco", tem, tem. Mas amenina está quase boa, umdia há-de parecer quase uma mémória, esta parvoíce que a vida vos fez, e vão sair uma família mais forte e unida disto. Um beijinho

10:47 da manhã

 
Blogger Vida a 4 disse...

Hoje não consigo dar força. Fui apanhada na fraqueza e imaginei que a situação era comigo. :(
Desculpa, as melhoras rápidas da tua menina.
Bjs

10:52 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

Meus olhos choram pela mulher que és pelo que me fizeste sentir...
Vai tudo correr bem, vais ver. Esse teu tesouro pequenino da-te as forças que necessitas. Está quase...
Um beijinho muito muito grande

10:55 da manhã

 
Blogger XanaA. disse...

O sofrimento que vocês têm sentido vai passar, pouco a poucou, mas vai passar. E quando estiverem os quatro, novamente, em casa, vai ser uma felicidade imensa. Mais união parece-me ser o que vai acontecer quando a C. estiver completamente restabelecida.
És uma mãe muito valente.

Bjs grandes

11:06 da manhã

 
Blogger carla disse...

Minha linda tenho-te lido no silêncio, sei que sofres tanto, passei 48 dias na UCEP com o mais velho, aos 18 meses, mais 12 dias na pediatria, a ultima vez que estive na pediatria foi só de 48 horas com a Inês, custou-me imenso deixar o mais velho....mas ela está quase quase boa...vai correr tudo bem e está quase a chegar o momento de estarem os 4 em casa...

Beijocas

11:07 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Vai ser uma grande surpresa para a boboleta. : )

Já está quase minha querida...

Um grande beijinho, cheio cheio de força.

11:18 da manhã

 
Blogger ddm disse...

Tenho pensado tanto em vocês, venho todos os dias aqui com a esperança de ler um post a dizer que voltaram a estar os quatro juntos em casa.
Espero que esse dia esteja muito, muito próximo.

Muitos, Muitos Beijinhos para ti e para a Constança.
Continua Forte!

11:59 da manhã

 
Blogger . disse...

De tudo o que li, fico contente por saber que até no sofrimento se conseguem encontrar coisas boas, como essa ~meiguice demonstrada por enfermeiros e médicos, pela união entre mães, pela esperança que se redobra, pelo agradecimento maior desta dádiva que é a vida. Tenho a certeza de que depois de tudo passar, vais mesmo aprender a viver o momento, em pleno amor. Força, minha querida.

1:28 da tarde

 
Blogger Margarida disse...

Já falta muito pouco, tenho a certeza.

Beijinhos para as três

3:24 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Esta quase...

Um beijinho muito grande as Boboletas e para ti, um abraço bem apertadinho.

E a surpresa?
:)

3:31 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Que bom, Lina!
Parece que já estou a ver a carinha dela, a emoção, o entusiasmo! :-D
Mesmo que não tenha sido um encontro físico como desejarias aposto que a Concha deve ter adorado a surpresa!

Quanto ao cigarrito, já sabes o que penso. Nem vale a pena estar aqui a repetir-me.
Estou ansiosa para ver ao vivo e a cores esse sorriso da Maria, tenho a certeza que é lindo, lindo! Aliás ela é linda como já estás fartinha de saber. :-)

PS Porque é que ela chama Senhoras da Branca de Neve ás enfermeiras???

Bjs grnds! Fico tão contente por estar tudo finalmente a ir ao lugar. Já falta pouco. Acredito que sim.

Luísa*

3:37 da tarde

 
Blogger Tânia Santos disse...

não tenhas medo de chorar,chora chora muito...e eu choro contigo....porque só uma mãe consegue chorar com outra....
está quase a acabar o pesadelo eu sei que está.
beijinhos

3:38 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

olá mamã,
gostei tanto de saber que a C. está melhor. sabes, venho cá todos os dias saber novidades, qd passa mais de 2 ou 3 sem notícias fico preocupada, mas compreendo que o tempo é pouco.
1 beijinho mt grande, que vai carregado de amizade e coragem para te ajudar a ultrapassar cada dia.

fica bem
Filipa

3:53 da tarde

 
Blogger Alice disse...

força... vai passar!

3:57 da tarde

 
Blogger Smas disse...

Sem saber o que te dizer deixo-te um grande beijnho. Penso muitas vezes em vocês e se a C. já está quase, quase em casa.

4:02 da tarde

 
Blogger anne disse...

se chorar te alivia a alma, chora, que não é vergonha nenhuma (a tua menina não precisa de saber).
beijos

4:25 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

ficomuito contente por estar tudo a por-se de pé novamente.

um beijinho

4:59 da tarde

 
Blogger InêsN disse...

um abraço...

(porque todas as palavras são poucas)

5:15 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Só te quero deixar um abraço apertado, e um ombro amigo para chorar quando tiveres vontade...
Muita força e coragem, está quase...
Bjs

8:29 da tarde

 
Blogger ♥ tm disse...

sem palavras!
sentir a impotência perante a doença de umfilho é algo arrasador. Faz-me recordar as 3 intermináveis semanas que as minhas filhas passarm na incubadora. A companhia e apoio de outras mães e pais, o sorriso sempre acolhedor das enfermeiras... e a "tonelada" de lágrimas que não conseguia evitar....

Hoje está tudo bem, com a tua menina também vai ficar tudo bem...mas fica a vivência. Um grande xi coração

10:30 da tarde

 
Blogger Sónia e MI disse...

Vou deixar-te um beijinho e mta força , gostava de conseguir fazer mais.
As palavras são dificeis de fluir quando leio algo tão sincero que me deixa cair umas quantas lágrimas de comoção.

Que tudo continue a correr bem, um beijinho grade de melhoras e para ti, um abraço apertado.

2:02 da manhã

 
Blogger rnpv disse...

Um enorme beijinho cheios de melhoras, a todos...desta fase!
*
raquel

3:17 da manhã

 
Blogger AR disse...

Como se tranquillizam as tuas palavras, ao mesmo tempo que me arrepiam. A tranquilidade de pensar que um dia, de algo acontecer, se a vida quiser, eu também vou conseguir. Crescer.

9:17 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Olá !

É a primeira vez que vou comentar...não consigo conter as lagrimas sempre que leio os seus post...pela sua CORAGEM...e fico feliz pois entretanto vão estar todos juntinhos....É uma GRANDE MAE

Continue com essa FORÇA e beijinhos de melhoras

Carla

11:55 da manhã

 
Blogger Gina A. disse...

Nem consigo bem expressar por palavras o que sinto aqui dentro de mim...

Todos os dias penso em vocês... e todos os dias desejo que a C. fique boa depressa e volte para casa, para onde pertence e tudo volte a estar bem.

Um beijo grande


(não tenhas "medo" de chorar... só não o faças à frente da C. E como reagiu ela à surpresa da mana?)

12:35 da tarde

 
Blogger Ica disse...

Admiro a tua força e coragem.

És uma grande MÂE

beijinhos

rita

4:02 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Sabes que és linda?!

1:09 da manhã

 
Blogger Alma Minha disse...

Linda! És linda e grande!
Fico feliz que a "Boboleta" esteja quase boa!
Felicidades para vocês
Bjs do fundo da Minha Alma

12:43 da tarde

 
Blogger Mar disse...

A C. vai ficar boa rápido, rápido... E vais ter tempo de as gozar as duas, juntas, de as cheirar, de brincar com elas, de as ver dormir, e de te esqueceres de todo este pesadelo... Beijinhos e força! :)

2:02 da tarde

 
Blogger papu disse...

Queria só deixar um sorriso. O mesmo que se apoderou da minha cara ao ler estas linhas. Mas também espreitaram algumas lágrimas... deixa, chorar lava a alma... não é?

Tão bom saber que está tudo a correr bem. Sabes que quando leio estes teus relatos acontece-me uma coisa estranha, é como se os estivesse a viver na pele, transportas-me para dentro do que está a acontecer, e como entendo tão bem o que sentes! Tens uma força extraordinária, deixa-me dizer-te, e vais sair ainda mais fortalecida de toda esta experiência. Um abraço e todo o meu apoio :)

7:01 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Ta quase bebé! Adoro-te =)

4:30 da tarde

 
Blogger PM disse...

Um xiii apertadinho!!!
Muita FORÇA...

2:10 da tarde

 
Blogger Elisabete disse...

Quero deixar-te um miminho, ao dizer que só podes ser uma grande mulher, uma excelente mãe e uma optima pessoa! Quero de todo o coração que a tua filha fique boa rápido, e arrepiei-me com as tuas emoções, pq em Agosto passei uma uma experiência parecida qd o meu Tomás tb teve internado. Depois da tempestade...vêem muitas coisas boas! Força!

2:29 da tarde

 
Blogger Célia disse...

Espero que já esteja quase a acabar este episódio... E espero que depressa possamos ler as peripécias de ambas as tuas lindas meninas!
Beijos

9:43 da manhã

 
Blogger a mamã Paula disse...

O sofrimento faz-nos crescer, embora maior parte das vezes o tentemos evitar, nem sempre está nas nossas mãos.
A tua menina está a melhorar e é nisso que tens de te concentrar.

Muita força
Bjs

10:15 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Sou uma recém chegada ao mundo dos blogues das mamãs. Ao ler os teus desabafos, fiquei muito emocionada. Espero que a tua pimpolha já esteja bem (se calhar, já está em casa a receber os miminhos da mamã).

Cristina

11:32 da manhã

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

Um beijo muito grande de admiração pela força que vais conseguindo ter nestes momentos. As tuas meninas têm uma grande mãe (e pai também aposto).

7:41 da tarde

 
Blogger Susana Happy Days disse...

Bem... passo por aqui todos os dias para ver se há BOAS novidades!
E saiu sempre com o coração apertadinho....

Espero que esteja tudo a melhorar!!!

Beijinhos brm grandes para vocês

3:56 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial