O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

quinta-feira, outubro 19, 2006

Está tudo bem!

É estranho voltar a escrever aqui depois de tanto tempo completamente afastada de tudo isto, e de quase tudo o resto para ser sincera. Peço desculpa se preocupei alguém durante este período de afastamento forçado. A verdade é que desde que me vi envolvida no meio de todo este pesadelo, que tenho vivido o dia-a-dia no limiar das minhas forças, na fronteira das minhas reais capacidades, e pior, ignorando os sinais evidentes de cansaço e as possíveis repercussões dos mesmos. Até que me deixei ir abaixo, completamente. Caí no fundo do poço literalmente. Não tenho vergonha de dizê-lo. E estranho seria se conseguisse passar por tudo isto sem uma ou outra mazela mais profunda. Precisei de descanso, tambem. De repente, vi-me obrigada a cuidar mais de mim do que até agora tenho cuidado dos outros. E tive de passar mais noites a descansar em casa, por ordem médica, em vez de dormir ao lado dela no hospital. Por mais que isso me custasse muito, e nos custasse ainda mais a ambas. Precisei de descansar a cabeça e o corpo, e dormir aquilo que já não dormia há muitos dias. Não sou de ferro. Daí esta minha ausência. Volto a pedir desculpa se deixei alguém preocupado. Mas confesso que não estava mesmo em condições, nem físicas muito menos psicológicas, para escrever o que quer que fosse. Espero que compreendam.
A C. continua internada, ainda. Não sei se será correcto dizer que esteja melhor...Melhor é uma palavra enganosa, porque melhor no verdadeiro sentido do termo, ela ainda não está. Mas pode dizer-se que está a melhorar, muito vagarosamente, mas está. Parou 2ªfeira com a toracentese. As últimas radiografias têm mostrado que o pulmão está limpinho, livre de quaisquer fluídos. Espero que assim permaneça. Só o facto de ela não ter de se submeter mais a todo aquele processo moroso e doloroso, já me tira um grande peso dos ombros. A principal preocupação agora, é com a febre alta que tem teimado em aparecer nos últimos dias. E com a tosse que vem fortissima e lhe dói no peito. Tem os brônquios cheios de expectoração e custa-lhe tanto deitar tudo para fora...chora porque sofre imenso ao não conseguir fazê-lo. Continua a soro, inevitavelmente. Já começa a comer qualquer coisa. Com sorte umas 3 a 4 colheres de sopa, com muita sorte um bocadinho de peixe e metade de uma batata cozida. Ainda assim, muito pouco. Está com 16 kg. Para quem tinha quase 20. Apesar de tudo noto que, aos poucos, as melhoras estão a chegar. Muito devagarinho, mas vêm. Tudo a seu tempo, como nos disse a médica. Na realidade não vejo a hora de ver a minha filha totalmente recuperada. De a poder levar para casa, para junto de mim, do pai e da mana. É tão estranho quando entro em casa de noite e não a vejo. Parece tudo um vazio tão grande...Não consigo evitar o choro. Sinto falta dos pulos, dos saltinhos nos sofás e nas camas, os mesmos de que passo a vida a ralhar, da correria pelos corredores, das brincadeiras, das traquinices, do riso contagiante...Sinto saudades das gargalhadas tontas, do sorriso...tantas! Acima de tudo do sorriso da minha filha. Espero que possamos sorrir juntas dentro em breve. E quero acreditar que seja o mais breve possível.
A Constança está a recuperar e só isso já é meio caminho andado para tanto eu como o pai nos mantermos optimistas. Da minha parte resta-me continuar a cuidar dela, a dar-lhe toda a atenção do mundo, a fazer-lhe miminhos quando a temperatura aumenta, a dar-lhe colo sempre que é preciso, a estar presente em todos os momentos, a ler-lhe histórias antes de adormecer, a dar-lhe massagens para aliviar as dores no peito, a fazer o possível para que ela não sinta isto como chegou a sentir em alturas menos boas. Vou continuar a tentar fazer o melhor que posso. Para que tudo seja mais fácil não só para mim, mas sobretudo para ela, para todos. Só tenho pena que a Maria saia prejudicada no meio de tudo isto. Porque queria ter muito mais tempo para passar com ela. Porque queria igualmente, enchê-la de mimos e atenção. Porque queria dar-lhe o mundo. Porque sei que apesar de ela ainda nem ter dois meses, tem sentido um pouco de tudo também. Porque ela não tem culpa de nada, muito menos da minha falta de disponibilidade. E queria poder compensá-la nas poucas horas em que estamos juntas, de alguma forma que ainda estou a tentar descobrir...Sinto que estou em falta. Porque me deixei desmoronar aos poucos, e agora nem leite tenho para lhe dar. Porque o peso desta mutilação foi suficiente para me derrubar mais um pouco, o resto que ainda restava de mim. Afinal era a única coisa que me fazia sentir viva ultimamente. Estou a dar-lhe o Nutribén Natal, por indicação da pediatra. Ainda estamos em fase de adaptação. E em processo de negação, as duas. Tudo a seu tempo, como diz a Drª que acompanha a C. E de facto, o tempo pode não curar grandes males mas sempre ajuda a amenizar outros. Tenho de dizer isto, está enorme e linda. Quero lá saber se sou ou não suspeita. É a minha bebé pequenina e a cada dia que passa sinto o meu coração crescer tanto cada vez que a vejo. Acho que é isso o melhor de ter-se filhos, preenchem-nos a alma como nunca ninguém irá preencher. E estão connosco sempre, mesmo quando não estão ao nosso lado. É nisso que tento pensar quando não estou com a M., ou quando não estou com a C, ou vice-versa. E é essa esperança de vê-las de novo juntas que me faz acreditar que esse dia já não estará tão longe assim.

Não tenho palavras para agradecer a imensidão de apoio, força, carinho, que tenho recebido de todos vocês. Obrigada pelas mensagens de esperança, e-mails e todo o tipo de incentivos que me fizeram chegar ao longo dos últimos dias, dias que foram particularmente difíceis para mim e para a minha família. É bom saber que tenho tanta gente a apoiar-me nesta luta diária, a dar-me força para continuar a seguir em frente mesmo quando o caminho mais fácil seria desistir. Pois bem, eu não desisto nunca. Pelo menos não tão facilmente. [E agora vou ter de arranjar tempo-extra para ler as 149 mensagens que enchem a minha Inbox. Prometo que mais cedo ou mais tarde respondo aos e-mails que me foram enviados] Um Obrigada enorme por estarem do nosso lado.

44 Comentários:

Blogger rnpv disse...

Que alegria ler-te, outra vez.
Que maravilha esses progressos.
QAue avida te dê sempre essa enorme força para encarar as coisas menos boas!

Um grande, mas mesmo, muito grande beijinho nas três meninas!
*
Raquel

11:36 da tarde

 
Blogger rnpv disse...

desculpa os erros :Pfoi da emoção e do sono!

raquel

11:36 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

É por estas e por outras que te admiro tanto como mãe. Tens uma energia inesgotável, dás tudo e mais alguma coisa pelas tuas filhas. E elas nem sabem a sorte que têm em ter uma Mãe assim.

Quanto á C. tenta reagir com mais calma, o pior já passou e apartir de agora as coisas só podem vir a melhorar. :-)

Em relação á Maria, não te culpes pelo leite ter secado. Havia sempre probabilidade de acontecer dado todo o ambiente stressante em que tens vivido. Relaxa, vais ver que vão acabar as duas por adaptar-se.

Bjs grnds para todos! E continua a cuidar de ti, ok? Estás tão magrinha, Lina, tão magrinha. Digo e repito não gosto de te ver assim. :S

Luísa****

11:52 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

Estou feliz minha querida ... sinceramente ... por saber que a C. aos pouquinhos vai melhorando!!

Beijinhos ... seguiu mail :)

11:58 da tarde

 
Blogger Dulce disse...

A internet é este mundo. Como a vida real. Reune o pior e o melhor. Tens este mundo de gente que se preocupa contigo, reza por ti, pensa em ti. Eu incluída!!
Força aí!

12:04 da manhã

 
Blogger sissi disse...

Espero q em breve possas estar na paz da tua casa c pos teus amores nos teus braços...

12:15 da manhã

 
Blogger Gui disse...

fiquei imensamente feliz por ter noticias novamente! E a C vai sair disto tudo, o pior ja passou!

Um beijinho muito grande e parabéns pela força com que lidas com estas contrariedades, e com estes problemas! És uma Super Mãe!! E as tuas filhas sabem disso!

Beijinhos**

12:20 da manhã

 
Blogger Gui disse...

fiquei imensamente feliz por ter noticias novamente! E a C vai sair disto tudo, o pior ja passou!

Um beijinho muito grande e parabéns pela força com que lidas com estas contrariedades, e com estes problemas! És uma Super Mãe!! E as tuas filhas sabem disso!

Beijinhos**

12:20 da manhã

 
Blogger Tânia Santos disse...

fico mesmo muito contente por a C. estar a melhorar...
espero que mantenhas essa força nestes momentos menos bons...tudo vai ficar bem não tarda.
beijinhos

12:26 da manhã

 
Blogger Jane & Cia disse...

Tenho vindo sempre aqui em busca desta luz. Hoje encontrei-a e sei que vos irá iluminar ainda mais. Os caminhos por vezes são muito difíceis... mas o tempo e a vida hão-de vos compensar em alegrias o que hoje são dores.
Espero que a Constança depressa volte a casa. E quanto a Maria... os laços mãe filha são tão fortes que ultrapassam qualquer barreira, seja a falta de tempo ou a falta de leite. O teu Amor ela nunca deixará de ter e sentir.
Deixo um abraço apertado e estarei aqui, por vocês.

8:54 da manhã

 
Blogger Mamaíta disse...

É bom saber que depois de teres caído bem lá no fundo, te estás a conseguir levantar :)
Vais conseguir subir a montanha acompanhada de toda a tua familia!
Tu mereces.
Eles merecem.

Beijinhos :)

9:10 da manhã

 
Blogger Diana Bento disse...

Ainda bem que as coisas, aos poucos, vão melhorando. É muito bom sinal. Fico muito contente por ti, muito mesmo. Por ti e pelas tuas meninas. E pelo teu marido, obviamente, que está a ser duro para todos...

Beijinhos grandes para todos.

9:38 da manhã

 
Blogger Dana disse...

Um beijinho muito grande e não duvides nunca que és a melhor Mãe que as tuas filhas podem ter!

9:48 da manhã

 
Blogger Smas disse...

Que bom ter notícias tuas e da C.
Tenho vindo cá todos os dias, até pensei que já estaria em casa e que era por isso que não tinhas tempo.
Bjs grandes com votos de que ela fique boa rapidamente e fiquem em casa as três a mimar-se.
Bjs

9:59 da manhã

 
Blogger Vera disse...

Fico feliz de ter noticias vossas e pela positiva.Estás desejosa de vcoltarem à vossa rotina, ao vosso mundinho, não é.Ainda bem que tudo se está aencaminhar e que a Conctança(meu nome prefrido de menina, era o nome da minha avó e o nome que eu daria a uma filha minha) está a melhorar.

Um grande beijinho e Força

Vera

10:19 da manhã

 
Blogger Margarida disse...

Fico mais satisfeita por saber que aos bocadinhos ela está a melhorar.
Um dia de cada vez.
Quando menos esperares já a tens novamente a fazer os disparates que tanto gostamos em casa.
As melhoras e um beijinho para ela.

Cuida de ti também, doente não fazes bem a ninguém

beijinhos

10:20 da manhã

 
Blogger mãe disse...

Quando abri o blog pensei que a cachopinha já estava em casa. Que doença malvada para uma menina tão pequenina... Deixe lá as notícias e as respostas e dedique-se a elas e a si, nós temos tempo de saber quando as coisas voltarem aos eixos, Deus queira que seja em breve. Um beijinho para a doentinha.

10:25 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

nada de pedir desculpas, Carolina! pela minha parte e acredito que pela parte de todos que passaram aqui, não quero, cobrar ou exigir o que quer que seja. por isso nada de desculpas! :)

a minha preocupação e a de todos existe não só para saberes que apesar de longe, estamos todos a trocer para que essa situação se resolva, que a Constança melhore e fique boa e feliz novamente e o mais rápido possível, para que a Maria deixe de sentir tanto a vossa falta e vocês a falta das duas.

fica aqui um beijinho e um obrigada do tamanho do mundo por ter cá vindo deixar noticias numa altura tão delicada e importante. obrigada, mesmo, mesmo! do fundo do coração.

ana

10:52 da manhã

 
Blogger XanaA. disse...

Estás a atravessar um período muito complicado, mas a tua força transparece nas tuas palavras. Logo logo vais ter a tua família reunida de novo.

Sei o que custa ter uma filha internada, cada dia parece um mês... E, infelizmente, também sei o que custa não poder estar com uma filha de poucas semanas. Experimentei as duas situações de uma só vez. Quando a M. nasceu, fiquei logo separada dela, pois foi internada na neonatologia com a suspeita (completamente infundada, mas enfim) de uma doença grave (uma longa história). Felizmente tudo ficou bem, mas na altura o mundo desabou...

A C. vai ficar bem. Provavelmente a recuperação vai ser mais lenta do que desejaríamos, mas é natural, a doença foi forte. Vai começar a comer melhor, a ter menos dores, a querer brincar e depois vai para casa. :)

Bjs grandes para todos, Lina.

11:13 da manhã

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

Muitos muitos muitos beijinhos!!!
Doi-me só de imaginar a tua ansia para veres a C. melhor e para poderes estar com as duas ... juntas as três.
Mas vai passar e depois podem-se mimar todas muito muito!
As melhoras!

11:30 da manhã

 
Blogger Susie disse...

Por favor não peças desculpa pela ausência, eu é que te peço desculpa por toda esta "exigência" de notícias. Não é por mal, acredita, é mesmo preocupação verdadeira e genuína. Há uns tempos numa das muitas polémicas sobre esta coisa da blogoesfera alguém comentava que isso de se dizer que se sente preocupação verdadeira por alguém que não se conhece é mentira, que se trata apenas de curiosidade. Masd eu discordo em absoluto. Não te conheço, mesmo, nunca te vi nem às tuas filhas, mas estava muitíssimo preocupada com vocês. Todos os dias vinha aqui à espera de boas notícias. Estava inquieta e preocupada.
Ainda bem que a tua Conchinha (desculpa tratá-la assim, mas faço ligação com a minha, é inevitável porque são tão poucas...) está a melhorar. Espero que tu também estejas a conseguir retomar o equilíbrio.
Em breve tudo vai passar e vão estar todos juntos de novo. E não te culpabilizes tanto em relação à Maria. Ela é demasiado pequenina e o que importa é que está bem cuidada e mimada. Tens todo o tempo do mundo à tua frente para a mimar...

Um enorme beijinho para ti e...força! Se te consola, de alguma forma, lembra-te que estão comigo no pensamento, no coração e nas minha orações.

11:51 da manhã

 
Blogger Vida a 4 disse...

Fiquei contente por saber que a C. está a recuperar, fiquei contente por saber que a M. está linda, fiquei contente por saber que estás bem, apesar de tudo.
Fiquei triste por a C. ainda estar no hospital, fiquei triste por não estarem os 4 juntos em casa, fiquei triste por saber que estiveste tão mal.
Tenho esperança que rapidamente tudo vai ficar mesmo bem.
Um grande beijo.

PS: podes não acreditar, mas todos os dias vinha aqui e ficava muito preocupada. Como é possível ficarmos assim por pessoas que não conhecemos?

12:11 da tarde

 
Blogger anne disse...

ainda bem que a c. está a recuperar. vais ver que até ir para casa vai ser um pulinho.
:o)

12:26 da tarde

 
Blogger sm disse...

Boa, boa, boa!!! As melhoras para as duas e boa recuperação!!!

***

1:04 da tarde

 
Blogger Sónia e MI disse...

Oh minha querida... tinha pensado tanto em vcs...e por estupidez minha nem vi se no profile existia o teu e-mail...

Fico feliz em saber da recuperação da C. e espero que daqui para a frente sejam melhoras constantes e que logo, logo já tenhas a familia toda reunida em casa.

beijos grandes.

1:19 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Fico feliz por saber que está tudo a melhorar, mesmo que devagarinho...mas já diz o ditado que devagar se vai ao longe, não é?

Muitos beijinhos de melhoras rápidas.

1:37 da tarde

 
Blogger AR disse...

Tu, como outros nomes sem rosto dos quais conheço a vida, fazem parte daquele conjunto de amigos de quem precisamos de saber notícias e, principalmente, de saber que está tudo BEM!

1:54 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Fico mt feliz por tudo começar a melhorar.Confesso q comecei a ficar preocupada, pq embora não nos conheçamos, sigo-vos há mt tempo.
Espero q a C. melhore ainda mais e mais, acredita q a M. apesar de tão pequena sente e compreende, e para ti querida mamã um beijinho mt grande, com votos de q tudo vai melhorar rapidamente.
Filipa

2:12 da tarde

 
Blogger Tita Dom disse...

Estava sim um pouco preocupada, mas fiquei mais agora... esse coração deve estar tão apertado...
Se quizeres falar, escrever estou aqui esmeusorriso@hotmail.com.
Um beijo muito muito grande e tem muita muita fé.

2:48 da tarde

 
Blogger Gina A. disse...

Feliz! Estou feliz por saber que a C. está a recuperar! Devagarinho, é certo, mas está!!! E que tem ao seu lado uma MÃE, uma mãe/mulher-coragem... uma amiga, um porto-de-abrigo... um mundo!

Esperamos por ti, C.! E acredito que em breve estarás de novo em casa!

Beijos grandes e força, amiga! Muita fé!

2:53 da tarde

 
Blogger InêsN disse...

um beijinho...

tenta descansar..

11:22 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

È bom ouvir-te outra vez ...!
E sobretudo ouvir boas noticias!

Também não precisas nem de pedir desculpas nem de agradecer!

Queremos a nossa "Bo-bo-le-ta" boazinha de novo e fazer das suas ...!

Desejando tudo de bom para vocês me despeço ...!

Vai dando noticias!

Mil Bjks da Matilde

3:32 da manhã

 
Blogger ddm disse...

Minha querida que bom ler notícias tuas!

Tinha esperança que a tua ausência significasse que a C. já estava em casa... mas mesmo assim é muito bom saber que ela está a melhorar.

Não é preciso pedires desculpa, o mais importante agora é que descanses para estares bem para as tuas meninas.

Beijinhos Grandes Grandes!

8:55 da manhã

 
Blogger papu disse...

ó tonta, não tens nada de pedir desculpas! A gente preocupa-se porque gosta de ti e da tua família, mesmo sem te conhecer estas redes virtuais acabam por nos aproximar e sentimos o sofrimento dos outros como se fosse o nosso, às vezes. Nada de pedir desculpa! :)

Fico muito contente de saber que está tudo bem. Compreendo perfeitamente as tuas angústias e os teus sentimentos de culpa, mas tu não és a super-mulher, e ainda bem! És uma pessoa humana com limites, e mesmo assim tens tido uma força surpreendente! Claro que tinhas de te ir abaixo, qualquer mortal nas mesmas condições teria ido, alguns se calhar nem era preciso tanto! Minha linda: não podes dividir-te ao meio nem em três, não podes estar em todo o lado, não podes fazer o impossível, mas o possível tu já fazes, que é mimar as tuas meninas e estar ao lado delas sempre, como dizes, mesmo ausente fisicamente. Com leite no peito ou sem ele, o que conta é o amor que sai dos teus gestos. E esse é enorme e poderoso, e acredita que é a força desse amor que também cresce no coração das tuas filhas que as vai ajudar a ultrapassar este momento menos bom.
Um beijinho muito grande para todos e tpda a força do mundo para que a C continue a recuperar :)

10:32 da manhã

 
Blogger andreia disse...

ola
nao fazia a minima ideia do que estavas a passar ate me sinto mal, tive sem net depois doente eu e a di e agora ando tao cansaça que nem tenho vindo ao computador.
nao sabia que estavas tao em baixo, espero que a tua baixinha melhore, vais ver que sim, ainda bem que foi descubertoa tempo a peneumonia e vais er que ela vai ficar bem e logo logo esta em casa convosco.
imagino o que estas a sofrer mas tens de descansar tens de sser forte e levantar a cabeça pois tens de estar boa e fresca sempre que a dfores visitar para ela perceber que estas bem e ficar tb.
jinhos grandes e desculpa so agora passar por ca.

3:00 da tarde

 
Blogger PM disse...

Que alivio ter novidades vossas!!!!
Cuida-te bem... pensa que tens de estar de pé para as tuas filhas!!! Também precisas de descançar!!!!
Muita FORÇA!!!!!
E logo logo vais ter a Constança de volta a casa, aos pulinhos e as gargalhadas!!!! Em breve teras casa cheia de novo!!!!!
Votos de rapidas melhoras para a vossa princesa!!!!
Beijocas ENORMES

12:33 da tarde

 
Blogger . disse...

Era estranho ainda não te teres ido abaixo, com toda essa pressão e dor. Agora ser-te-à mais facil nadar para cima. Em breve a C. estará nos teus braços, em casa, e terás todo o tempo para recuperares momentos perdidos também com a pequena M. Espero que essa fase má se vá embora depressa, pois todos devem estar a sofrer o impensável. Falta só um bocadinho "assimmmm"...

3:54 da tarde

 
Blogger . disse...

Parabéns pelos dois mesinhos da M!!

4:21 da tarde

 
Blogger Mar disse...

Ainda bem que as coisas vão melhorando devagarinho, devagarinho)... Muita força para vocês, que a tempestade há-de passar! Beijos!

11:04 da manhã

 
Blogger Rita disse...

Foi com muita alegria e emoção que li este post. Que bom que a tua menina está a recuperar, mesmo que seja devagarinho.
Continua com essa força que tens dentro de ti.
Beijinhos

2:41 da tarde

 
Blogger a mamã Paula disse...

Fico muito feliz pelas coisas estarem a melhorar...e não podia deixar de te dar uma palvra de admiração por aquilo que és, por este amor incondicional que é ser mãe e nos faz ir buscar forças não sei onde.

Muita força

2:55 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

:S

Hoje deixo apenas um beijo MUITO, MUITO mas MUITO grande para ti e para ela. E lembra-te, se hoje está a ser um dia particularmente dificil, amanhã virá um dia melhor, e depois outro, e outro... Não te culpes se já quebraste ou não a promessa, isso agora pouco importa. O que interessa é que te mantenhas firme por elas e por ti! Sabes que continuarei sempre aqui para o que precisares.

Um beijinho enorme para a menina do pijama rosa. Estava tão fofinha toda ás riscas! Espero que dêm bom uso ao livrinho. :-)
As melhoras da C., da Maria e as tuas.
Vê se te alimentas em condições, sim menina? Já falei com o G para te incentivar a comer tudinho. Não estou a gostar do rumo que isso está a tomar, Lina, mas nada mesmo. :S

Luísa****

5:53 da tarde

 
Blogger mica disse...

parabénsp elos dois meses da C.!!!!
as melhoras e coragem!

12:53 da manhã

 
Blogger Alice disse...

Vai tudo acabar bem, só pode acabar bem. Vai voltar para casa, essa linda borboleta, e juntar-se à outra borboleta, e vão ser a familia mais feliz do mundo!
Um beijo

3:36 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial