O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

sexta-feira, dezembro 16, 2005

O Carocho Pirilampo


Aqui em casa funciona assim: semana sim, semana não, o pai e a mãe da boboleta revezam-se para lhe contar as histórias antes de deitar. Esta semana quem ficou encarregue da tarefa foi o G. A história escolhida foi "O Carocho Pirilampo que tinha medo de voar" que faz parte da colecção de histórias infantis que saiu com o JN. A cantora Mafalda Veiga, assina a autoria. O papá e a menina deitadinhos debaixo das mantas leram a história durante estes dias, com o pai sempre muito expressivo a fazer as falas dos personagens e a menina sempre muito atenta, de olhos "colados" às ilustrações, a ouvi-lo. Eu apenas os observava, de longe, envoltos num cenário que de tão aconchegante e paternal, dava vontade de contemplar à distância e não interromper, nem por nada. Por vezes, alternavam os momentos pai e filha e pareciam dois miúdos da mesma idade na brincadeira. Ao passar pelo corredor e ao ouvir as gargalhadas "deliciosas" dos dois, pensava "a história do pai deve ser bem mais engraçada que as minhas". Passados uns minutos, e já cansada da "galhofa", a menina perguntou ao pai "amanhã lês o resto da históia pa mim?". O pai acenou a cabeça e deu um beijinho na testa da menina, que no mesmo momento fechou finalmente os olhos. Apagou-se a luz. Estava na hora de dormir. Confesso, fiquei curiosa acerca da tal história, e como não conseguia "pregar olho" fui até à sala. Antes disso dei um salto ao quarto dela e tirei-lhe o "Carocho" de entre os dedinhos, com cuidado, para não a acordar. Enquanto todos já dormiam, levei a mantinha para o sofá e sentei-me deliciada a ler o livro que a minha filha tanto estava a adorar. Começei a ler e já só consegui parar na última página. Li-o de uma ponta à outra em menos de 15 minutos. Depois de ter lido, percebi o "porquê" do entusiasmo dela. A história em si, está muito bem escrita e vai precisamente ao encontro do imaginário deles. Aí sim percebi tudo, a atenção dela, as gargalhadas, as brincadeiras...Parabéns à autora, que soube escrever(tão bem) este conto que resulta numa história muito bem contada. Que era uma cantora e compositora fabulosa já eu sabia, como aliás pude comprovar nos vários concertos a que já tive o prazer de assistir, mas que era igualmente fabulosa a inventar histórias infantis, isso, foi uma descoberta. Papás e mamãs: "O Carocho Pirilampo que tinha medo de voar". Recomendo.
Ps: Peço desculpa às mamãs e aos meninos que não tenho conseguido visitar por estes dias. A verdade é que ando cheia de trabalho e mal tenho tempo para dedicar a esta "bo-bo-le-ta". A esta, sim, porque para a verdadeira tenho todo o tempo do mundo. Assim que tiver um tempinho livre prometo fazer uma ronda pelas vossas "casas", combinados? (Sim, "combinado?" não existe, para a C. a expressão é "combinados?" e ponto final).
Bom fim de semana!

5 Comentários:

Blogger sm disse...

Sinceramente não é uma música que eu goste muito, mas agora fiquei com curiosidade!! De que editora é? Saiu no JN?! poi... a malta não consegue comprar tudo... comprámos os do Público e do Expresso.

Quanto à ausência de visitas, acho mal... e eu com temas polémicos!!! ESTOU A BRINCAR ;)))

Bjs e bom-fim-de-semana!!!
***

4:35 da tarde

 
Blogger Carolina disse...

Sandrita,a editora é a "Tempo dos mais novos" e este é o 1º livro de uma colecção de 14 histórias infantis,escritas por várias caras conhecidas(como Sérgio Godinho,José Jorge Letria,Clara Pinto Correia,entre outros..) e saiu com o Jornal de Notícias este Verão.
Denise,a autoria do "Carocho Pirilampo" é da cantora Mafalda Veiga.

9:51 da tarde

 
Blogger AR disse...

Sou "apaixonada" pela Mafalda Veiga - a minha compositora de eleição - e claro que comprei logo o livro (e por consequência fiz a colecção toda) que veio provar o talento de escrita da Mafalda Veiga. Ainda bem que o livro tem feito as delícias dos pequenitos e que tem despertado o interesse dos adultos. Eu sou fã!

11:34 da tarde

 
Blogger Bekas C. disse...

Também fiquei curiosa...deve ser muito giro!
;)

10:14 da tarde

 
Blogger XanaA. disse...

Deve ser, de facto, uma história muito cativante! :)

Bjs

miminhos
de pano

flor de leite

11:03 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial