O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Nós...

Eu e elas. Este fim-de-semana. Só as 3. Com o pai fora desde sexta, decidi que seria um fim-de-semana só delas, com uma mãe toda só para elas, em exclusivo. Sábado fomos à festa de Natal do externato da C. e não podia ter sido uma tarde mais bem passada. Infelizmente, e porque a C. não voltou ao colégio desde o fim do verão, não pôde fazer parte activa dos teatrinhos, das danças...Isto até uma das educadoras ter pedido para levá-la para os "bastidores", e qual não é o meu espanto quando no final da festa se abrem as cortinas e a vejo no palco com todos os coleguinhas, de mãos dadas e de barrete encarnado na cabeça a cantar "A todos um bom Natal"...mesmo quando não sabia a letra improvisava. Foi tão giro! E gratificante...pensar que os maus momentos por que passámos recentemente já pertencem ao passado. E só o facto de vê-la ali, tão feliz, a sorrir e a cantar foi...o melhor presente de Natal. Emocionei-me. E pelos vistos a mana também pois desatou a chorar em cheio na mesma altura. Só tive pena de não ter conseguido registar o momento (deixei a câmara no carro, pode?!) e do pai não ter podido estar presente para vê-la. Depois da festa seguiram-se os "comes e bebes", os miúdos eufóricos atrás do Pai Natal, a C. já só de camisa de tanto pular com os amiguinhos de um lado para o outro, quando dei por mim já passavam das 7h30. Tive de convencê-la a vir embora, a despedir-se dos colegas e das educadoras, a Maria também já começava a evidenciar sinais de cansaço...Se dependesse da C. ficávamos lá até ao dia seguinte. No caminho para casa ainda tive de arranjar fôlego para dizer-lhe que já não vai voltar àquela escola, àqueles amiguinhos...Chorou baba e ranho. Custou-me tanto...Expliquei-lhe que na nova escolinha vai aprender coisas novas, fazer novos amigos...de nada valeu. Chorou, chorou...e como ando mais que vulnerável e com os nervos à flôr da pele também não consegui segurar. Domingo, tentei compensá-la com uma ida às compras para o Natal. Conclusão: meter-me às 4h da tarde numa grande superfície, praticamente em vésperas de Natal, com metade da nação em plena febre de consumismo, com uma bebé no ovo e outra a puxar-me pela mão a cada 5 segundos para ver isto e aquilo, tentando ao mesmo tempo equilibrar o carrinho das compras sem esbarrar em terceiros...Bad idea! Saí de lá estafada. Uns bons €uritos depois e já com uma barbie princesa-bailarina fora da embalagem, chegámos a casa. Aqueci o arroz de tomate que sobrou do almoço e fiz peixinhos da horta, que ela adora. Deliciámo-nos. À noite dormiu outra vez na minha cama mas pediu para ficar do lado do berço da mana. Antes de adormecer encheu-me de beijinhos e disse-me "Eu perdoo-te mamã linda. Sabes porquê?". "Porquê?", quis saber. "Porque és a minha mãe mais linda de todo o meu universo".

[E quando sentimos que estamos longe de sermos as melhores mães, quando nos sentimos frustradas por determinadas atitudes que tivémos com eles, quando sentimos que não há nada que nos consiga tirar aquela maldita "culpa" de cima dos ombros, quando nos sentimos assim...como sabe bem ouvir coisas destas].

19 Comentários:

Blogger Mamaíta disse...

E sao essas coisas que nos dao forca e animo para continuar...

Beijinhos :)

5:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Não consegui parar de chorar ao ler o teu post.
Lindo.
Feliz Natal

8:16 da tarde

 
Blogger Rita disse...

Estes fins de semana são cansativos, mas fazem-nos tão bem...

9:10 da tarde

 
Blogger Jane & Cia disse...

E a emoção passa daí para aqui. E quem mais do que TU merece todo esse Amor de filha. Esquecer a culpa, esquecer... e caminhar abraçando esse tão grande Amor!

10:18 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

:-))) sei como te sentiste. È tão bom, tão bom que nos encolhemos nós mamãs com tanto mimo. Sabe tão bem!

Que bom que ela tb participou do espectaculo. Imagino a felicidade dela. Um beijinho grande em vós

10:56 da manhã

 
Blogger Susana Happy Days disse...

Isso não vale.... ou melhor, tenho que me convencer de que não posso ler os blogs enquanto estou no gabinete! Acabo sempre com as lagrimitas nos olhos.... ando assim, como se diz uma "pitinha chorona"!!!

É tão bom sentir que as nossas filhas se sentem felizes!!

Beijinhos grandes para vocês

11:57 da manhã

 
Blogger Dulce disse...

"Porque és a minha mãe mais linda de todo o meu universo".

Deliciosa, a frase!!

Beijinhos e bom Natal para vocês.

2:21 da tarde

 
Blogger florbola disse...

Também fiquei com a lagrimita ao canto do olho. Sabe bem ler estes posts bonitos. Que bom que ela participou na festinha da escola : )))))
Tenham um Natal muito muito FELIZ!!!!!
Um beijinho grande : )

3:12 da tarde

 
Blogger Tânia Santos disse...

e pronto m,ais uma vez estou a chorar com o tyeu post...ai ai ai...
a C. é uma princesa linda , eu fico sem palavras....
beijinhos grandes para todos.

5:00 da tarde

 
Blogger Cristina disse...

São frases desse género que nos fazem acordar felizes todos os dias e ter forças para enfrentar as adversidades da vida.

Cristina

6:28 da tarde

 
Blogger papu disse...

que frase tão linda! Adorei! E calculo o que deves ter sentido ao ouvi-la! :)))

8:49 da tarde

 
Blogger Mamaíta disse...

Passei para deixar um até já e votos de Boas Festas!

Beijinhos :)

9:19 da tarde

 
Blogger InêsN disse...

eu não te conheço. eu não conheço as tuas filhas. eu não venho assiduamente ao teu blog (tenho vindo mais vezes ultimamente para saber da tua filhota).

então porque é que fiquei com um sorriso de boca aberta ao ler o relato da festa da tua C.?!

:)

é tão mas tão bom sabê-la bem e feliz!!

:)

(não interessa os porquês. sabes bem, só isso.)

9:32 da tarde

 
Blogger Rita disse...

Até me emocionei... que lindo que deve ter sido veres a C. no palco... que bom!!!
Um Beijinho e um Santo Natal

9:39 da manhã

 
Blogger ddm disse...

Que bom!...
São esses momentos felizes que nos ajudam a enfrentar os menos felizes.

Beijinhos

9:53 da manhã

 
Blogger Ica disse...

Deve ser a maior felicidade do mundo ouvir uma frase como essa. Se quando ele me puxa para me dar um beijinho ou um abraçinho eu já fico deliciada, imagino quando ele falar e me dizer algo parecido.

Beijinhos para vocês

Rita

11:57 da manhã

 
Blogger Gina A. disse...

:)))

Um feliz e santo Natal para vocês! Tudo de bom!!!

Beijos

1:00 da tarde

 
Blogger Jane & Cia disse...

Especial porque vocês são especiais, o Natal... do melhor... para toda a família.

Que o coração se encha de Amor, Paz e Alegria.

12:02 da tarde

 
Blogger Alma Minha disse...

Amiga:
Quanto à festinha dela, as melhores imagens ficarão gravadas na tua memória para sempre!!!
Tenta pedir a um dos outros pais, cópia do filme ou fotos para mostrares ao Papá...

Agora resta-me desejar um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

PS - Acredita no que ela diz
ÉS A MELHOR MÃE DO MUNDO!

Beijos do fundo da Minha Alma

3:11 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial