O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

quarta-feira, junho 28, 2006

Um dia de cada vez

Quando em certas alturas da vida tudo nos parece esplêndido, formidável, perfeito, julgamo-nos capazes de tudo. Para ajudar a reforçar a ideia, quando estamos grávidas sentimo-nos imbatíveis, as mais fortes, mais corajosas, derrubamos um "gigante" se for preciso. Somos as super-mulheres. Passamos uma vida inteira a tentar sê-lo. Mas há certos momentos em que, mesmo no limiar inquebrável das nossas fraquezas, precisamos levar um "abanão" para que passemos a viver e a apreciar o valor de determinadas coisas, de uma outra forma. Mudei de casa recentemente. A semana que apanhou os feriados de 13 e 15 de Junho foi passada a desmontar, separar, encaixotar, ao fim ao cabo todo o processo fisicamente desgastante que uma mudança de casa implica. Não sou nada teimosa (longe de mim) e, portanto, decidi contrariar tudo e todos e ajudei a carregar caixotes, subi e desci bancos milhentas vezes, enfim, fiz tudo aquilo que não devia. Por mais que o tentasse contrariar, sabia e tinha a perfeita noção que estava no limite das minhas forças. A meio da noite de quarta-feira, 14, acordei com umas dores abdominais fortíssimas (semelhantes às dores menstruais mas mais fortes), que me levaram de imediato ao hospital. Madrugada -urgências -dores e mais dores...os médicos suspeitaram logo de descolamento da placenta mas descartaram a hipótese de imediato uma vez que não apresentava sangramento. Injeccção para aliviar as dores -eco de urgência e finalmente a resposta que tanto esperavamos ouvir, estava tudo bem com a M., batimento cardíaco normal, bons reflexos nos movimentos...Segundo o médico que me assistiu, as dores intensas que senti foram, provavelmente, um reflexo do excesso de esforço que fiz. Depois de dois dias internada (apenas para vigilância do meu estado) voltei para casa mas com uma condição imprescindível, repouso absoluto. De outra maneira também teria sido impossível, doía-me o corpo todo, mal me conseguia mexer, parecia que me tinha passado um tractor por cima. Apesar de já me sentir um pouco melhor, estou expressamente proibida de voltar ao trabalho até ao final da gravidez, porque devido ao esforço exagerado que cometi fiquei com a zona pélvica bastante sensível e qualquer tipo de esforço maior poderia ocasionar o descolamento. A ordem é para descansar o mais possível -de preferência na horizontal, não permanecer muito tempo de pé (mesmo que o quisesse não consigo, canso-me facilmente se exceder os 10 minutos, se tanto), estou proibida de fazer tudo (acho mesmo que não houve nada que o médico não me proibisse de fazer) e assim estamos, já há duas semanas. O objectivo é conseguir manter a filhota no quentinho o máximo de tempo possível, isto porque, segundo revelou a eco de urgência, a M. é ainda muito pequenina para nascer nos próximos tempos. Não que não tenha elevadas probabilidades de sobrevivência, mas porque segundo o médico, em casos de risco de descolamento da placenta (como é agora o meu), sempre se torna preferível prevenir que remediar. Desde que recebi alta que passei a ser vigiada regularmente pelo médico, tornou-se estrictamente obrigatório. Nas últimas semanas tenho feito um "batalhão" de exames e análises, de forma a controlar o meu estado de saúde e a evolução da gravidez e, felizmente, os resultados têm demonstrado estar tudo bem com a minha filha. Neste momento, a principal preocupação é comigo, a tensão está baixíssima (9 de máxima), o nível de glicose/glicémia no sangue idem,idem e o cansaço (este maldito cansaço que não me larga) também não tem propriamente ajudado. Suplementos de ferro e ácido fólico, vitaminas e doses recarregáveis de descanso, para passar a tomar diariamente. Tenho cumprido à risca todas as recomendações médicas -não quero ter de voltar a passar pelo mesmo -por vezes, tenho momentos em que me sinto terrivelmente culpada, poderia ter evitado toda a situação se não tivesse sido teimosa e irresponsável q.b. Mas é cometendo erros que a vida se encarrega de nos ensinar outras coisas, igualmente importantes, como a calma, a serenidade e a paz de espírito. Deixei de me preocupar com o que poderá acontecer "amanhã". Neste momento, a saúde da minha filha é a minha prioridade. Não vou negar que estar o dia todo em casa, de cama, não é um tédio (ainda para mais quando estava habituada a um ritmo de vida intenso mas o qual, reconheço agora, deveras desgastante). Inevitavelmente, pelas piores razões, esta experiência "mexeu" comigo, com a forma como vejo o mundo e encaro a vida. Estou a aprender a ser mais tolerante comigo mesma (e com os outros também), a dar valor a momentos que antes, se calhar, deixava que me passassem ao lado, a tomar consciência que, por vezes, há certas coisas pelas quais não vale a pena aborrecermo-nos. Estou sobretudo a aprender a cada dia que passa, a viver o presente, sem pressas, nem atitudes precipitadas. O que tiver de ser será, e afinal, o que são dois meses? O tempo passa num ápice, e se tudo correr bem, daqui a nada já tenho a minha filha nos meus braços. Até lá vamos prosseguindo as duas a nossa caminhada, dando tempo ao tempo, sem dar passos em falso, e vivendo um dia de cada vez...

20 Comentários:

Blogger rnpv disse...

Vai correr tudo bem se continuares a portar-te em :P.
Muita força.

Beijinhos,

Raquel

2:40 da tarde

 
Blogger Fitinha Azul disse...

Beijocas, muito descanso e tudo de bom!

3:25 da tarde

 
Blogger XanaA. disse...

Fui um grande susto, portanto! :(

O que interessa é que daqui para a frente vai correr tudo bem e vais ter mais uma filhota linda. :D

Bjs grandes e tudo de bom.

3:39 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Já tinha achado estranho não termos noticias vossas à tanto tempo, mas...

Deves de ter apanhado um susto valente. Agora aproveita para descansar, vais ver que 2 meses vão passar num instante.

Força!

5:37 da tarde

 
Blogger Ica disse...

Ainda bem que está tudo bem com voc~es, mas espero que tenhas aprendido a lição, sua marota e se vier um terceiro não repitas a teimosia!!!

Agora muito repouso e segue os conselhos do médico que ele é que sabe.

Beijos

rita

12:22 da manhã

 
Blogger Mamaíta disse...

Olá, também andava preocupada sem saber o que se passava, apesar da última postagem ser muito positiva, e parecer estares tao feliz, estranhei nao haver novidades novas na blogosfera...
Agora fiquei um bocadinho triste por saber o que passáste nos últimos dias, mas fico contente por saber que o pior já passou.
E vais ver que agora vai correr tudo bem... e estes dois meses vao passar num instante!
Mais vale agora ter mais um bocadinho de paciência do que mais tarde arrependeres-te.
Beijinhos e muito descanso :)

P.S. Vai dando novidades para nao nos deixares tao preocupadas, na medida do possivel, claro!

8:08 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

...asustas-me mázonaaaa.

Vai tudo correr bem, vais ver que sim.
Cuida de ti e dela.

Um beijinho muito muito muito grande

9:58 da manhã

 
Blogger ddm disse...

Oh!
Ainda bem que foi mesmo só um susto!

Parece-me que andámos as duas a portarmo-nos mal. :P
Eu também vou ter que ficar em casa até ao final, a descansar e a ganhar forças. Felizmente no meu caso não houve lugar a dores e não tenho que ficar em repouso absoluto, tenho é que abrandar o ritmo e dar-nos prioridade.

Fica bem!
Beijinhos Grandes!

11:37 da manhã

 
Blogger Vida a 4 disse...

Como eu te entendo. Não sabemos até onde podemos ir e a partir de que momento é um esforço grande.
Continuação de melhoras para ti.
Bjs

11:53 da manhã

 
Blogger Margarida disse...

Muito descanso, vai correr tudo bem de certeza.
Tudo de bom para vocês.

bjs

12:21 da tarde

 
Blogger ddm disse...

Mandei-te um mail!
Bjs!

12:27 da tarde

 
Blogger Susie disse...

Mas que falta de juízo, menina...Mas o importante é que está tudo bem. Agora vamos lá ver se te emendas. MESMO!

Beijinho.

12:52 da tarde

 
Blogger sm disse...

Ai, moça! Que sufoco, sei "exactamente" o que estás a passar, infelizmente aconteceu o mesmo comigo, mas o final não foi tão feliz, tive mesmo um grave descolamento da placenta, mas o beco nasceu são e salvo, felizmente estava praticamente nas 38 semanas e não chegou a haver os problemas que podia ter havido se ele fosse tão pequenino como a M.

Descansa muito, por muito chato, que te pareça, tem mesmo que ser!!

Muitos ***
Sandra

4:03 da tarde

 
Blogger Celia disse...

Oh stressada!! Grande susto hã?
Descansa muito, aproveita para viveres mais intensamente a gravidez. Faltam apenas dois meses, vai passar num instante e ao fim e ao cabo cá estamos nós a dar uma força.
Beijinhos

4:54 da tarde

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

Ai ai ... sossegadinha aí, sim! ;o)

Vai passar num instante.

6:15 da tarde

 
Blogger Mar disse...

O tempo em casa custa a passar (também estive dois meses a descansar), mas é por uma boa causa! Tenta ver o lado bom... tens tempo para sonhar com a M., para imaginar cada momento com ela, para lhe contar histórias, para ouvirem música as duas. Só as duas. E isso não se vai repetir, não com essa intensidade, com esse tempo. Aproveita!!
Um beijinho e que corra tudo bem! :)

11:12 da manhã

 
Blogger PSoMac disse...

Que susto .. mas também como foste fazer assim tanto esforço já com tanto tempo de gravidez?!!! Temos aquela ideia que gravidez nao é doença depois é o que dá ... mas olha espero que corra tudo bem e que a M. nasça na altura devida ... e que passes este restinho de tempo bem ... falta pouco mas assim em repouso o tempo custa sempre mais a passar ... mas interessa é que corra tudo bem não é?! Muitos beijinhos para ti e para as tuas duas meninas!!!

Beijos :))

3:29 da tarde

 
Blogger Smas disse...

Ai,ai,ai!
Não sabe que uma grávida não faz esforços?!! Aqui em Macau abusam desse sentimento de tal mod que me irritam. Do meu filho também abusei um bocadinho mas ele deu sinal e o médico ameaçou internar-me e comecei a ter mais cuidado.
Bjs e muito descanso!

4:06 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Querida,
Não vou repreender-te mais pelas tuas atitudes, é óbvio que aprendeste a lição, sem contar que de raspanetes já deves estar tu fartinha! ;-)
Em relação a teres de passar os dias em casa calculo como deve ser chato, mas pensa que são só dois meses, que passa num instante, que daqui a pouco tempo já estarás com a Maria no colo. :-D


Tentei falar contigo esta tarde mas "atendeu-me" o rapazito da vodafone (giro, hã!;-) que disse que não estavas disponível, que estavas a dormir... amanhã passamos por aí para te dar um beijinho.
Bjs grandes!
Luísa e Francisca*

11:12 da tarde

 
Blogger Gina A. disse...

Foi um susto e tanto! Mas ainda bem que não passou só disso! Agora, tens mesmo que descansar muito... e já vi que estás decidida a vencer esta batalha, és uma grande mulher! :)

As melhoras e tudo de bom!

Beijinhos GRANDES

11:53 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial