O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

quinta-feira, maio 18, 2006

Finalmente, o abraço...

Esta noite, pensava eu que ela já ia no sétimo sono -afinal já a tinha adormecido há mais de 1 hora, quando de repente me aparece uma ternurinha descalça no meio da sala, a esfregar os olhinhos ensonados e a murmurar em tom pachorrento que não conseguia dormir. Olhei o meu pedaçinho de gente de camisa de dormir rosa, fitei-a nos olhos azuis imensos, perdi-me nas bochechinhas rosadas e nas pernas rechonchudas (só me apetecia senti-la e apertá-la contra os meus braços) e, sem receios, perguntei-lhe se queria deitar-se junto a mim e ao pai no sofá. Respondeu que sim com a cabeça enquanto bocejava e voltava a esfregar os olhos contra a claridade da luz. "Quero dormir ao pé de ti, mamã", disse-me, sem "pedir licença". Não estava minimamente à espera de ouvir aquilo, naquele momento, dito daquela forma...Olhei para o G. e automaticamente esboçei um sorriso, um sorriso do tamanho do mundo. Depois de mais de uma semana a tentar "evitar" os meus carinhos e a não corresponder aos meus gestos de afecto, a minha filha estava ali à minha frente, naquele instante, a pedir da forma mais natural do mundo para se deitar junto a mim. Olhou para o pai e disse-lhe para sair do meu lado porque queria ficar "só com a minha mãe". Pedi-lhe que saísse. Rabujou mais uma vez que não tinha sono (estava a cair de sono), mal conseguia abrir os olhinhos. Acendi o candeeiro pequeno enquanto ela se deitava à minha frente e aninhava a cabeça no meu peito. Olhou para a minha barriga destapada, uma, duas vezes (não disse nada), olhou novamente para mim, esticou os braços em direcção ao meu pescoço, fez me um "caracol" (gesto de enrolar uma madeixa do meu cabelo com os dedos que costuma fazer até adormecer), e finalmente deu-me um beijinho. Não aguentei e desfiz-me em lágrimas. Foi como se naquele momento ambas suplicassemos pelo "toque" uma da outra, 12 dias sem um abraço pareceram uma eternidade. Perguntou-me porque estava a chorar, se estava doente, respondi-lhe que não era nada, que agora já estava a passar. Ficou a olhar-me fixamente nos olhos, com a cabeça encostada ao meu peito enquanto contrariava o sono ao fazer-me "caracóis" no cabelo. Sem dizer nada. Não era preciso. Ficou tudo dito com o olhar. Permitiu-me voltar a fazer-lhe festinhas no cabelo, enquanto desenhava mil desculpas com o dedinho sob o meu regaço, até que se deixou finalmente adormecer. Fiquei a observá-la, a dormir calmamente, a afastar-lhe os cabelos das faces rosadas e a sentir a respiração dela contra o meu peito. Estavamos tão perto, tão perto, que parecia que ela tinha voltado de novo para dentro de mim. Redescobri-lhe as feições, que já conheço de cor, absorvi-lhe o cheiro bom da pele macia, inalei-lhe o toque das mãozinhas fechadas e húmidas, e senti que apesar de tudo, de todas as vicissitudes que me possam surgir no caminho, sou uma sortuda por ter uma filha que faz de mim uma pessoa mais feliz. Alheio a este cenário, dado que foi "excluído" de imediato pela filhota, de vez em quando o pai desviava a atenção do livro e deitava-nos um olhar de relance, como se também quisesse fazer parte daquele momento. Entretanto comecei a sentir a M. mexer, olhei para a minha filha que já dormia profundamente, peguei-lhe na mãozinha com cuidado, abri-lhe os dedinhos um a um e coloquei-a devagarinho sob a minha barriga. Fui demasiado egoísta e decidi que havia de partilhar aquele momento apenas com a minha filha. (Desculpa pai, mas também temos aqueles momentos só nossos, em que não deixo nada nem ninguém intrometer-se).
Fechei os olhos e senti-me no dever, utopicamente possível, de perpetuar no tempo aquele momento tão umbilical, em que as minhas meninas estavam lado a lado, aninhadas em mim, protegidas pelo meu cordão de afectos, enquanto a serenidade do sono profundo as prepara para a vida, para o mundo...mas ao mesmo tempo tão frágeis e inocentes, a suplicarem ao meu universo que as abraçe...

21 Comentários:

Blogger Alice disse...

Estou em lágrimas...
Lindo...Lindo! LINDO!!!
Ainda bem!
Beijinhos

1:59 da tarde

 
Blogger Tita Dom disse...

Existiram post por ai, que me fizeram ficar de olhos brilhantes, mas este teu post para alem de meus olhos ficarem brilhantes, fez me chorar chorar muito, pk sei bem do que falas... mt bem mesmo. A tua filhota vai entender, como já começou a entender. A mãe existe e ela sabe que tu estas sempre ai!
Um beijo muito muito grande em ti

2:31 da tarde

 
Blogger Mamaíta disse...

Conheci este teu blog através de um outro, quando navegava pela blogosfera. Decidi lê-lo, mas como é meu hábito, tento fazê-lo, lendo primeiro o arquivo até me actualizar por completo. Simplesmente mexeu comigo...
Deixou-me agarrada ao ecra até conseguir ler todas as postagens.
Senti nas tuas palavras, os teus "altos" e "baixos" dos teus últimos meses e ri nas situacoes cómicas e chorei nas tristes ou nas emocionantes (como esta). Ganhaste certamente uma leitora assidua das tuas postagens.
Beijinhos para ti, para as boboletas e para o G.

2:45 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Palavras para quê??
Este teu post está de uma ternura e de uma envolvência de sentimentos de tal ordem que acho difícil alguém não se emocionar...
Fico feliz por tudo estar a voltar ao normal com a C. Eu bem te disse que o segredo era dares tempo ao tempo até as coisas voltarem a ficar bem novamente. Estava ou não estava certa? ;-P

Achei um piadão à mensagem que deixaste no msn :-D
Vai mulher! Faz-te ouvir! Luta pelos teus direitos! Estudaste aqueles anos todos para agora te deixares ludibriar por meia dúzia de pseudo-engenheiros que te roubam o lugar, te assinam os projectos e que não têm sequer credibilidade profissional alguma? Estou contigo amiga. Manda a Assembleia abaixo esta tarde! ;-D

Se puder ainda dou uma vista de olhos pelo canal da AR à hora do lanche para espreitar o debate ;-)
Bjs grnds
Luísa*

3:17 da tarde

 
Blogger Bekas C. disse...

Que bom!!!
Beijokas!

;)

5:21 da tarde

 
Blogger AR disse...

Ela é tua filha, é a tua primeira menina. Única. Como será sempre.

10:17 da tarde

 
Blogger Ica disse...

Oh mamã.... que lindo. Tu transmites por palavras tão bem os sentimentos!!!

Tocaste-me profundamente com esta descrição detalhada do teu momento de felicidade.

Um grande beijinho

Rita

11:20 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

que bom deves estar muito feliz ... o teu post transmite felicidade. Que contiunue tudo a correr assim... beijinhos

12:04 da manhã

 
Blogger ddm disse...

Que bom! Que bom!
Fico muito contente por as duas terem reecontrado o caminho!

Beijocas Grandes!
E um grande fim-de-semana!

10:06 da manhã

 
Blogger Gina A. disse...

Oh, linda... fiquei tão feliz! Que bom que é saber que as coisas estão novamente bem! Eu sabia!!! :)
Fiquei mesmo muito feliz! Tenho pensado muito em vocês e a desejar muito que isto acontecesse...
Vai tudo correr bem, vais ver! Nestes casos, o tempo e a calma são dois grandes aliados.
Beijos grandes

2:32 da tarde

 
Blogger Fitinha Azul disse...

como fiquei feliz!

3:38 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

:) Que bom!

3:43 da tarde

 
Blogger ddm disse...

Desta vez vim só para esclarecer que não trabalho com modelos/manequins! :)

São Modelos de Educação e Formação!

Bjs!

3:48 da tarde

 
Blogger anne disse...

Estou banhada em lágrimas. Lindo, lindo.
;)

4:43 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

:)

E que se perpetue esse sentimento!

(ok! isto assim não vale... fiquei eu praqui de olhos brilhates, qs uma lagriita a querer saltar, no bar da praia... ai ai ai :)

Estou feliz por ti!
Beijinhos

5:26 da tarde

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

É a primeira vez que venho aqui e fiquei logo com um nó na garganta.
Percebo a tua angustia, eu fico de coração apertado só de suspeitar que as minhas possam ter alguma duvida em relação a mim.
Mas acho que o tempo vai ajudar e o tal livro também é bom ... eles ouvem melhor se for atravez de uma história porque os personagens interpretam os seus medos e duvidas e sem terem de os admitir aos papás ;o)
Ela devia estar com sentimentos contraditórios, por um lado triste de o mano não ser o mano, por outro talvez por se sentir ela propria culpada de estar a rejeitar a irmã e não perceber isso ... e voltou-se contra quem é responsavel por isso (a mãe que carrega o bebé no colo).

Desculpa tanto palpite logo na primeira visita :op é que me tocou mesmo essa situação.

6:55 da tarde

 
Blogger sm disse...

Estou muito, muito, muito feliz!!!! Bem me parecia que a C. ia superar esse momento.

Como já disseram antes, sabes descrever de forma soberba estes vossos momentos, ultimamente tenho sentido essa sensação com a beca...

:*-)))))
Sandra

10:58 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Lina o que é que foi aquilo hoje à tarde?? Era para perceber, não era para perceber... Fiquei e ainda estou completamente á nora... Vou estar pelo msn se puderes aparece!
Com aquela pressa toda até me esqueci de te deixar o saquinho com o presente da Matilde :-S

11:07 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

Sem palavras ...

São momentos unicos que nos dão uma alegria imensa e orgulho do tamanho do Céu!

Só, nós pais, sabemos o que é o amor dos nossos filhos!

Tudo bom para o M. e claro para a bo-bo-le-ta!

Bom FDS para vocês!

Bjks da Matilde

7:05 da tarde

 
Blogger Mar disse...

Que bom! Pareceu uma eternidade, mas já passou... Agora que mãe e filha se reencontraram, as manas também o vão fazer! :)

2:19 da tarde

 
Blogger Mamaíta disse...

Mae, obrigado pela tua visita ao meu blog e espero que aproveites a receita do bolo e que gostem. Nao consigo comentar o teu post de hoje, sobre a Maria do Mar, nao sei porquê mas nao consigo entrar. Deixo assim aqui os meus parabéns pelo nome é lindo, e por vezes temos mesmo de dar a mao à palmatória e fazer a vontade aos papás...
Beijinhos para os quatro.

3:50 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial