O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

quarta-feira, março 29, 2006

Dúvidas de palmo e meio...


Já há algumas semanas (principalmente desde que a barriguita começou a tornar-se evidente) que ela vem com perguntas do estilo "começo de uma nova vida, origem de todas as coisas, das barrigas a crescer, dos bebés"...misturadas com "puquês" e mais "puquês" que têm conseguido dar comigo em doida. Ontem, enquanto a tentava adormecer, aproveitei o facto de a ver enternecida a fazer-me festas na barriga, e decidi colocar tudo em pratos limpos (ou talvez não...)

- Main, puquê a tua barriguinha tá a quecher assim? (fez os gestos com as mãos na barriga dela)
- Olha filha é porque o bebé que está aqui dentro também está a crescer...os dedinhos, as pernas, os pézinhos está tudo a crescer! É por isso que a barriga da mamã também cresce, entendes?
- Humm...mas e...puq...como?! Main expilica-me! Como é que o meu mano conseguiu entar aí pa dento da tua barriguinha? Expilica-me!!! (mais um momento "priceless" para a colecção)
- ?!?!?!?!?
Pois bem, lá me socorri da versão da cegonha. Não sei se fiz bem (ou não) em ter optado por esta visão, até porque também não quero deixar a "catraia" de olhos postos no céu até finais de Agosto. O pior é que, e não pensem que estou aqui a dar uma de mãe orgulhosa (que sou, de resto), mas a C. é uma criança muito esperta e não me pareceu nada (mesmo nada) que tenha "engolido" a versão da pássara gigante....
- Mas e depois como é que a xegonha taz no bico o bebé sem deixá cair cá pa baixo?!?!?
- ...pois Boboleta, não sei. Deve ter uma mola grande no bico ou então já vem prevenida com um pára-quedas de reserva... :S
Como conheço a "peça" sei que as dúvidas não vão ficar por aqui. Não sei se procedi da melhor forma ao ter-lhe contado a versão "simplificada" da história, mas também não queria causar mais confusão numa cabeçinha, que por si só, já é naturalmente "dotada" para inventar histórias e criar "filmes". Não sei :S Será que devo pegar em dois gomos de laranja e contar-lhe a versão da sementinha?
Contra-indicação: Sublinho que a imaginação é mesmo muuuuuuuito fértil por estas bandas...
O meu sobrinho B. é que tem umas visões "muito à frente". Versão simplificada, e de resto muito despachada do sobrinho: "Os bebés fazem-se assim: quando o pai dá um beijinho na boca da mãe, sopra com muita força e a barriga começa a crescer!". Ora posto isto, atrevo-me mesmo a perguntar, alguém conhece uma versão melhor que esta?

14 Comentários:

Blogger . disse...

A da cegonha está muito bem! É uma desculpa milenar e tem servido para todos nós ;)

4:14 da tarde

 
Blogger . disse...

Deu para perceber pois! Põe-te no lugar dela, qual das versões te satisfaria mais? A da sementinha pode evitar que a tua menina se ponha a imagiar bebés indefesos dentro de bicos de pássaros, lá isso é verdade... Se calhar é mesmo melhor a da semente pois assim de repente deu-me um vaipe e parece-me uma versão um bocadinho menos assustadora. ;)

4:45 da tarde

 
Blogger XanaA. disse...

"Uma mola grande no bico ou então já vem prevenida com um pára-quedas de reserva" ?! :)))))))))))) Eheh Fantástico!

Olha, a versão mais terra-a-terra (e, ao mesmo tempo, passível de ser contada aos pimpolhos) sobre a concepção penso que foi a da Esla Raposo. Aquela que entrou na Quinta das Celebridades e que até teve um programa sobre sexo e por aí fora... (Bem, penso que foi ela...)

Ela explicava aos filhos de uma forma muito simples: que o papá e a mamã juntaram-se e deram um abraço muito, muito forte. E depois a mamã ficou grávida. Pronto, é isto. Eu gosto. :) Simples e verdadeira.

Nunca contei a nenhuma criança para testar a reacção dela... :) Um dia conto à M. e se ela não "for nessa", só me resta... chamar o pai para lhe explicar! LOL

Já agora: E porque não comprar um daqueles livros sobre o assunto próprios para crianças pequenas? Já vi um ou outro e pareceram-me muito bons. Podes sempre comprar e ler com ela.

Bjs

5:02 da tarde

 
Blogger XanaA. disse...

a versão mais terra-a-terra "que já ouvi" - faltou-me escrever isto :)

5:04 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

Por mim, adoptava a ultima!

Pelo menos até encontrar melhor!

Bjks da Matilde

11:36 da tarde

 
Blogger Tita Dom disse...

Nada como disser sempre a verdade, " o papa pos uma sementinha na mama" heheh se preguntar como? "com um beijinho"
a da cegonha ja não me parece muito correcta :-)
beijocas

9:57 da manhã

 
Blogger ddm disse...

É a C., que também anda sempre a fazer perguntas, ainda não se lembrou de perguntar como é que o mano foi parar à minha barriga!...

Eu sou mais do tipo da versão da sementinha do papá + sementinha da mamã + muitos beijinhos = mano! Embora pense que qualquer versão provoque sempre o aparecimento de novas perguntas.

Bjs!

10:18 da manhã

 
Blogger a mamã Paula disse...

Acho que não te saíste nada mal, o meu pestinha não pergunta nada, acho que ele prefere ignorar o assunto.

Bjs

11:04 da manhã

 
Blogger Susie disse...

Eu sou apologista da verdade. Explico sempre a verdade até onde eles perguntam...por isso quando ele me perguntou como nasceria a mana, disse-lhe exactamente como nascem os bebés. Nunca perguntou como foi que a mana foi parar à minha barriga...mas eu contaria a história das sementinhas.
Já há diversos livros que explicam o processo às crianças. Se não te sentes à vontade para lhe explicar experimenta comprar um e depois vês com ela.
Os tabus estão nas nossas cabeças, para as crianças todas as coisas são naturais.

11:28 da manhã

 
Blogger Alma Minha disse...

Bom fim de semana!
Bjs

11:33 da manhã

 
Blogger Gina A. disse...

O Gonçalinho ainda não me perguntou isso, mas se o fizer conto-lhe a da sementinha... não concordo com a história da cegonha pois cria-lhes uma falsa expectativa. Mas compreendo perfeitamente a tua indecisão!
Beijos

12:51 da tarde

 
Blogger Rita disse...

Eu ainda não pensei muito nisso...
Quanto aos pavões vêm do Museu da Cidade que fica ali entre a Fac. de Ciências e o metro do campo grande. Durante os anos em que estudei lá era frequente ver os pavões a passear no relvado da fcul.
beijinhos

2:51 da tarde

 
Blogger Ica disse...

Essa do sobrinho, está boa. MAs a tua é a tradicional.

Jinhos

Rita

8:20 da tarde

 
Blogger AR disse...

Não sei se serei capaz de puxar tanto pela imaginação quando chegar a minha vez de responder a tais questões. Mas já onde vir tirar uma ideias ;)

1:27 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial