O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

segunda-feira, maio 22, 2006

O teu nome...

Está, finalmente, escolhido. Confesso que já me começava a fazer uma certa confusão essa "mania" de todos se referirem a ti como "a bebé", a "menina", "a pequenina", enfim todos estes termos que, apesar de estarem cheios de boas intenções, não substituem aquele que será o teu nome no verdadeiro sentido da palavra. Depois de vários palpites, muitas sugestões e opiniões, algumas divergências, decidimos que dos 4 M's que tinhamos inicialmente escolhido ficariam apenas 2 (um da minha preferência e outro da do pai). Devo confessar-te que a escolha do pai em relação ao teu nome, além de curiosa e inesperada, não me "conquistou" logo à primeira. Queria que fosses Maria, não uma Maria qualquer, mas sim uma Maria do Mar. Estranhei. Ambos vimos de famílias bastante tradicionais com uma linhagem de nomes tradicionalmente antigos, com alguma história. O C. da mana refere-se a Constança, nome sugerido pela tua avó materna que sempre gostou muito deste nome. Decidimos fazer-lhe a vontade e dar-lhe uma neta Constança, apesar de na altura (estava grávida de quase 7 meses) já termos escolhido outro nome para a Boboleta, decidimos reconsiderar. Hoje, não imaginava a tua mana com outro nome senão esse. Voltando à questão do teu nome, depois o pai veio com os motivos por detrás da escolha e porque de facto o mar tem sido um elemento presente em toda a nossa história juntos, decidi dar-lhe uma "chance". É verdade, ambos temos uma forte ligação com o mar, o teu pai sempre foi, desde cedo, muito ligado ao mar e ainda hoje continua a não dispensar semanalmente umas manobras ao sabor das ondas, eu não consigo passar um dia em pleno verão sem entrar no mar ou pelo menos passear à beira mar (o que acaba quase sempre por nunca acontecer dado que raramente consigo resistir), gosto de dar os meus passeios matinais de sábado pelas praias da marginal (preciso de sentir o cheiro do mar, respirá-lo em toda a sua imensidão e plenitude -transmite-me uma paz interior imensa e faz-me um bem enorme à alma). O mar foi, igualmente, um dos factores que ponderei quando comprámos a nossa casa, queria que estivesse o mais próximo possível do mar (e de facto, estamos a menos de 5 km da praia mais próxima), depois é também um elemento que tem servido de pano de fundo para momentos marcantes da nossa vida em conjunto. Casámos frente ao mar, namorámos e partilhámos momentos inesquecíveis em que o cenário do mar foi sempre uma constante. Maria do Mar?, reconsiderei. Após ter ouvido a explicação por detrás da escolha do pai achei que, apesar de diferente (talvez até um pouco ousado), é um nome lindo porque contém Maria (que é um nome do qual gostamos muito e que não foge à tal tradicionalidade que defendemos), mas essencialmente, porque é na conjugação com o elemento mar que reside toda a beleza e a originalidade deste nome. E foi assim que o teu pai me convenceu. Vi-me então "tentada" a colocar Matilde de lado. Não me arrependo. Tenho quase a certeza que este é e será o nome indicado para ti. Além disso tem toda uma história, tão bonita, por trás...É diferente, único, não está na moda (o que aliás contribuiu para que o preferisse a Matilde) e apesar de ser um nome composto (confesso que não sou grande adepta de nomes compostos -excluindo todos os que começam por Maria), é um nome que não faz o vulgarizado "pendant" adoptado ao estilo das muitas Carlas Sofias ou Cátias Vanessas por este país fora. Ainda hesitei antes de dar a minha resposta final, ponderei o facto de já teres uma prima Maria (mas que de facto é só Maria) e idealizei que, apesar do teu 1º nome ser o mesmo, são 2 Marias diferentes, uma é mais do mar e a outra talvez mais da terra :) A família gostou e aprovou a escolha (apesar de ter desiludido algumas meninas que já estavam mais convencidas que eu de que serias uma Matilde).
No domingo fomos almoçar a casa de um casal amigo e durante o almoço deixámos escapar o teu nome. A tua mana (que estava ao meu colo) ouviu, e muito bem. Planeavamos contar-lhe numa outra ocasião, noutra altura, de outra forma. Mas pelos vistos a Boboleta não se incomodou minimamente e à hora do lanche perguntou-me "Mãe, o teu bebé (ainda não conseguiu habituar-se à ideia de te chamar mana, e para quem passou o último mês a ouvir chamar carinhosamente a barriguita de "maninho" e "mano Afonso", confesso que tem sido um choque para mim ter de me contentar com a expressão "o teu bebé". Parece dar a entender que já não te quer...Recapitulando, perguntou "o teu bebé vai chamar-se como?". Respondi-lhe Maria do Mar, gostas filha? Abriu a boca para mais uma colherada de iogurte e respondeu-me com um simples encolher de ombros. Não deu para ficar suficientemente esclarecida se tinha aprovado ou não. [Confesso que essa dúvida ainda veio acrescentar mais uns cms à minha pontinha de tristeza nesta problemática "questão da mana".] Uns 15 minutos depois enquanto me dirigia à casa de banho, passei ao lado do quarto da filha desses meus amigos [que é apenas uns meses mais nova que a C.] e, entre a terna espontaneidade dos risos e a indecisão da toilette apropriada para o Ken sair com a Barbie, ouvi de dentro do quarto uma voz familiar sussurar baixinho, quase que em tom de segredo: "Sabes Francisca, a minha mana vai chamar-se Maria do Mar" :)))))))))

20 Comentários:

Blogger Celia disse...

Já vos sigo há algum tempo, mas hoje resolvi comentar. Vais ver que a reacção da C. quando nascer a mana vai ser muito boa. Ela começa a perceber que o lugar dela dentro do teu coração é só dela e isso vai jogar a teu favor.
Beijinhos e mima-a muiiito. É um óptimo bálsamo.

4:09 da tarde

 
Blogger Ica disse...

Que espetaculo de filha.

Vês, afinal a manita mais velha também está entusiasmada e o nome Maria do Mar é bonito e original e se tem mto significado para vocês ainda melhor.

E que giro, pois temos algumas coisas em comum, também moro no concelho de oeiras e também a muitos poucos Km do mar. Adoro praia e ainda este fds, sem ir à praia, estive lá enquanto o pai dormia para recuperar de uma noite de insínias, para sentir a reacção do vasco à areia da praia. Não foi muito positiva. Mas espero que para a proxima seja melhor.

Quanto ao nome Afonso, será a proxima escolha, caso venha um menino.

Beijinhos para vocês.

Rita

4:51 da tarde

 
Blogger Gina A. disse...

Gosto muito da vossa escolha! Aliás, gosto muito de todos os nomes... Constança, por exemplo, é um nome que eu adoro!
Maria do Mar é muito bonito! Eu também adoro o mar e a nossa magnífica marginal!
Quanto à Constança vais ver que ela vai aceitar muito bem... está apenas um pouco renitente, o que acaba por ser normal...
Fico muito contente por vocês! :)
Beijos

6:28 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

Muito bem ...

Eu por acaso, adoro o nome Matilde como é óbvio mas acho o nome Maria do Mar, muito original e uma verdadeira homenagem aos seus pais!

Posso deixar uma sugestão!?

ANAMAR ...!

Pensem nisso!

Bjks da Matilde para a Bo-bo-leta e para os papás babados!

9:30 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Adorei o nome Maria do Mar. É lindíssimo! Para além de que tenho uma grande amiga (que é uruguaia) que se chama precisamente Maria del Mar=).
Tudo está bem quando acaba bem=).

Beijinhos,

V.

11:05 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

adorei a forma como acabou este post...parece que a c. não quer é dar o braço a torcer. deves ter ficado felicissima quando a ouviste dizer aquilo imagino!! Que querida!

beijinhos

p.s. maria do mar! gostei

11:49 da tarde

 
Blogger Alice disse...

Adoro o nome!
Beijinhos

1:21 da manhã

 
Blogger ddm disse...

Gosto muito do nome Maria (fazia parte da nossa lista quando estava grávida da C.), em conjunto com o Mar torna-se um nome único!
Eu também tentei que os nomes dos meus filhos reflectissem um pouco da história e do momento que levou ao seu nascimento, por isso estou completamente de acordo com a vossa escolha.

Dá tempo à Boboleta... tenho uma menina lá em casa que também não gosta de dar o braço a torcer à primeira, elas precisam de tempo para se habituar à ideia e só depois conseguem admitir perante nós!

Continuem bem!
Beijocas!

9:56 da manhã

 
Blogger Alma Minha disse...

São lindas as tuas palavras, as do post anterior fizeram-me chorar... desculpa!
Vês como tudo passou? Como ela dissse a minha mana vai chamar-se Maria do Mar... Ela aprovou... podes ter a certeza!!!
Boa semana para vocês!
Bjs

10:43 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

:-) tem sido tao bom ler-te, acompanhar-te e como previa ela ia acabar por aceitar bem, linda a tua Constança tal e qual como vai ser a tua Maria do Mar (lindo o nome)
Beijocas

11:01 da manhã

 
Blogger carla disse...

A tua filha aceita a mana e tem orgulho na mana, simplesmente está com receio de ela lhe vir roubar a mamã, vais ver que ela a vai aceitar muito bem!!

parabéns pela escolha do nome..

Beijos

11:32 da manhã

 
Blogger Mar disse...

Que lindo nome! Mesmo, mesmo bonito!

E a Maria do Mar está, devagarinho, a conquistar a mana... :)

3:40 da tarde

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

:o) Linda ... a Maria do Mar já conquistou a mana.
O nome é lindo e com a historia que tem por trás é mais lindo ainda.

5:53 da tarde

 
Blogger sm disse...

:-))))))))). Quando comecei a ler o post pensei logo nas razões por trás do nome, estou muito ágil no pensamento, sim senhor!!! Gostei do nome e acho que tem tudo a ver com vocês, se fosse rapaz era nemo... tudo a ver ;-). E a mana tb. deve achar o máximo!!

Lembrei-me de uma coisa, vou-te enviar por mail, podes ler à C.

*** para todos.

7:05 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

:)

Lindo nome...

E a C, parece-me a mim, esta a adorar a ideia de ter uma mana :)

Beijinhos

11:06 da manhã

 
Blogger Fitinha Azul disse...

uma delícia!

11:35 da manhã

 
Blogger Clara disse...

Vim cá ter não sei como e comovi-me com a beleza do teus textos!

Muitos parabéns pela escolha do nome das tuas meninas, são lindos!

beijos e felicidades

11:41 da manhã

 
Blogger a mamã Paula disse...

Eu gostei do nome :D

E agora já posso deixar um beijinho para a Maria do Mar :D

6:55 da tarde

 
Blogger . disse...

:))))))) O teu texto de baixo está muitíssimo comovente. Deve ter doído imenso a "rejeição" dela, por não estares habituada. Mas o reencontro foi uma coisa lindíssima. Um quadro. Deves ter esperança porque as coisas acabam por encaixar todas muito direitinho. Bjinho


Maria do Mar é lindo.

7:34 da tarde

 
Blogger João disse...

Olá colega! Parece que pegou - por estes lados - a moda dos nomes originais!!
E deixa-me dizer-te que a nossa Mercedes também era para ser Maria do Mar, exactamente pelos mesmos motivos que a vossa! Foi uma das primeiras opções, e tivemos as mesmas dúvidas que vocês, por ser um nome diferente. Acabamos por escolher outro nome igualmente diferente!
Beijocas!

12:47 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial