O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

segunda-feira, maio 29, 2006

Domingo Cheio

Manhã, cedo. Campaínha. Últimos preparativos, pás e balde na mão, toalha, mochila às costas. Boboleta entregue a um dia inteirinho de praia e campo na companhia dos tios e primos. Pais descansados da vida, em casa, sem Boboleta = desforra total. Pequeno-almoço na cama (morangos, leite e bolachinhas com doce), calor abrasador = ar condicionado ligado (a minha casa tem um efeito-estufa nos dias de calor -tem de ser), pais na "ronha" -o dia inteiro a vaguear pela casa de pijamas, sem horários, obrigações, telemóveis e computadores desligados, apenas com o único compromisso de não fazer absolutamente nada o resto do dia. Almoço também na horizontal -salada fria (com pedaços de maçã, passas e queijo) -Bis. Início de tarde, casa mais fresca, janelas abertas, estores corridos, dvd on -"Orgulho e Preconceito"(finalmente tempo para ver!), beijinhos e mimos à mistura = namoro em dia, tarde de sesta para os papás. 18 h -duche, Boboleta quase a chegar, jantar em curso -música deliciosa de fundo (baixinho), mesa pronta. Boboleta de volta -bochechinhas coradas do sol, banhito tomado (obrigada, tia), para o jantar da piquena "peixinhos da hota, mãe!?!?" -beijinhos mãe, abraços mãe, beijinhos mãe (sei que adoras e decidi fazer-te uma surpresa). Tudo comidinho, sim sra. Camisa de dormir, dentinhos lavados, chichi -cama, "mas ó mãe isto, e ó pai aquilo, e a água estava tão fia! e depois tinha lá um bicho à beirinha e o primo B. meteu no balde e despexou e a tia raiou com ele, e depois fomos pa uma casa e tinha lá galinhas mãe! galinhas! e pintaínhos pai! e depois e depois e depois..."(e soninho depois de um dia destes, filhota?!?!). Deixei-te falar, desta vez foste tu que contaste a "história", à tua maneira. E eu adorei ouvir-te. Ainda bem que gostaste. E depois, e depois...(shiuuuuuu) não faças barulho, pedi-te. A mana tinha acabado de dar um pontapé dos fortes e, sem receios, perguntei-te se querias senti-la mexer. Respondeste um não -cheio de certezas. O pai colocou a mão dele sob a minha barriga e tentava entusiasmar-te repetindo "o pé da mana está aqui, agora fugiu para aqui" e tu olhavas aquilo com uns olhos brilhantes a rebentar de tamanha curiosidade, enquanto o pai continuava a incentivar-te se querias sentir a mana com a tua mão. Respondeste um não -já com menos certezas..."Não queres mesmo?", ainda retorqui. Fica para tentar outro dia, conformei-me. [Mas o G. surpreendeu-me ao pegar na mãozinha da C. e lá conseguiu que ela (muito a medo) a colocasse na minha barriga]. Não acreditei no que estava a presenciar, estranhei todo aquele cenário inesperado, mas ao mesmo tempo tão esperado. Talvez a M. também tenha estranhado a tua mão, pois parou de manifestar-se assim que a colocaste na minha barriga. O pai aproveitou para tirar partido da situação "Então os pontapés para a mana? Estás envergonhada Maria?". Achaste piada, e decidiste acompanhar o pai "Maria? Maria??", enquanto eu assistia cada vez mais incrédula. Mas a tua mana fez-se de difícil e demorou um tempinho até manifestar-se de novo. "Olha!" -a mana lá voltou a mexer-se e tu vibravas de riso a cada pontapé, e eu sentia-te cada vez mais perto. Finalmente, e depois de uma longa espera, apetecia-me ficar a contemplar aquele cenário a noite inteira mas depois de te brindar com mais dois pontapés, a mana parou por ali. E porque já era tarde, e estava mais que na hora de fechar os olhinhos, disse-te que já estava na hora das minhas meninas dormirem. Cobri-te com o lençol, apaguei a luz e quando me preparava para te dar o beijinho de boas noites "Mãe a mana já está a dormir?"-"O quê filha?" [devo ter ouvido mal, pensei]. "A MINHA MANA já está a dormir?". (Sem palavras) "Está quase..." - "Como é que tu sabes?"-"A mãe sabe..."-"Mas como é que tu sabes?" (tu e as tuas dúvidas!)-"...a mana está a dizer-me assim "eu só durmo mãe, quando a minha mana também dormir!". Soltaste uma gargalhada e aconchegaste-te a mim. [Sabes, Boboleta, sem te aperceberes totalmente, acabaste de dar o maior passo até agora...Parece que te decidiste, de uma vez por todas, a colocar os teus medos de lado e já começas, finalmente, a enfrentar a realidade de outra forma...E sei que mais tarde ou mais cedo vais acabar por aceitá-la definitivamente]. "Vais gostar da tua mana", disse-te, frontalmente. Despreveniste-me com mais um "como é que sabes?". [sacanita]. Respondi-te com todas as certezas do mundo "eu sei filha, sinto..." Beijinho -"dorme bem". "Mãe, o que é sentir?"

19 Comentários:

Blogger Smas disse...

Lindo, lindo!
Adorei o teu texto, a ternura que transmites, a alegria e orgulho da tua Boboleta ter aceite a mana, ela a sentir a mana a mexer.
Lindo!
Bjs

3:32 da tarde

 
Blogger Celia disse...

É só mais o tempinho da mana nascer e vais ver como a C. te vai surpreender ainda mais. Vive um dia de cada vez, e aproveita esses momentos especiais. Continua a mimar a C., fá-la sentir que é especial para ti, o resto virá naturalmente...

3:35 da tarde

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

:o))))))

A tua menina tem um coração enorme.

Vais ver que vai correr tudo bem.

5:04 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

que lindo ... a c. é uma menina surpreendente, muito doce que sabe fazer a mamã transbordar de felicidade com as cedencias dela em relação á mana. Tão querida! Fiquei emocionada - mais uma vez - com o teu post.
Muitos beijinhos!!

:))

5:41 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Muito bem! Livráste-te da miúda para passares um dia romântico em casa, de pijama! LOL
Boa escolha! ;-)
Vês, aos poucos a C começa a aceitar a mana tens é de deixar que as coisas fluam naturalmente e não andares ansiosa para que elas aconteçam.
Adorei o desfecho do post! Que pergunta filosófica a da cachopa, hein? Como é que te safaste? ;-D
Uma vez que ontem correu tudo tão bem acho que devias mudar o título do post para domingo em cheio! Que tal? ;-D

PS é impressão minha ou a cada novo post que escreves tens uma necessidade enorme de falar em comida? Olh'à linha, rapariga! ;-P
Bjs grnds
Luísa e Francisca*

6:20 da tarde

 
Blogger Bekas C. disse...

Que coisa mais linda......
Beijokas
;)

9:25 da manhã

 
Blogger Mar disse...

E pronto. Agora que as manas se conquistaram, podes ter a certeza que vai correr tudo bem! E que texto bonito para o registar... :)

10:11 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

:)

Que bom!

Beijinho enorme

10:39 da manhã

 
Blogger Jane & Cia disse...

Estou deliciada! Que maravilha...
Maria é um nome lindo em a boboleta vai gostar muito da mana!!! Eu também sei...

10:42 da manhã

 
Blogger Alma Minha disse...

Mesmo em cheio, este domingo!
Bjs

12:13 da tarde

 
Blogger ddm disse...

:))))

Vês! Vai tudo correr bem!
Bjs!

1:10 da tarde

 
Blogger rnpv disse...

Maravilhoso...:)*
raquel

2:07 da tarde

 
Blogger Gina A. disse...

:)))

Que bom, linda! Excelentes novidades! Eu sabia que a C. ia acabar por aceitar... e vais ver que, daqui para a frente, ainda vai ser melhor!

Muitos beijos

2:41 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Então Lina? :-(
Espero que já estejas a sentir-te melhor!
Assim que puderes diz qualquer coisa, não vale deixar os amigos preocupados!
Bjs grnds
Luísa*

6:12 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

Adorei ler todo o teu texto até ao fim ...

Parte dele, faz lembrar o meu fds com a Matilde apesar dela ainda não falar ... Aleluia!!

Mas pelos vistos, tudo está correndo bem !
E cada vez mais, a bo-bo-le-ta está adorando a ideia da maninha Maria do Mar ...

Uma Boa semana!

Bjks da Matilde pata todos

8:54 da tarde

 
Blogger sm disse...

:*-))))))))))). Ainda bem que está tudo a correr bem e que a C. está a ser conquistada pela "sua" mana!!

***
PS Já conseguiste ler a história às manas?!

12:05 da manhã

 
Blogger Alice disse...

Que bom que tudo corre bem!
Bjs
feliz dia da criança

4:31 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

:-) algo me dizia que ela de facto era um doce, um doce com papel, que a medida que se vai abrindo mais a beleza escondida nos surpreende e nos faz abrir um sorriso.

Um beijo enorme.

11:06 da manhã

 
Blogger Ica disse...

Tu expressas lindamente sentimentos em palavras.

Parabéns.

Tocou-me profundamente e senti como se estivesse a ver um filme.

Beijinhos

RIta

10:23 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial