O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

quinta-feira, junho 08, 2006

À minha mãe

Mãe, hoje é um dia especial, um dia de celebração e festa, mas é sobretudo um dia que não quero deixar passar sem dizer algumas coisas, que há muito lhe quero dizer.
A mãe é uma Mulher com M maiúsculo, uma Mulher de armas, uma pessoa forte e decidida, que pensa sempre nos outros em primeiro lugar, que está sempre disponível para todos, que tem um coração do tamanho do mundo. Foi na figura da mãe que me espelhei sempre enquanto crescia e ainda brincava ao elástico e às bonecas. Via-me ao espelho e dizia, um dia vou ser como a mãe. Sabia lá eu o quanto teria de me esforçar. É e sempre foi a principal inspiração, a mulher mais importante da minha vida. Com o passar do tempo fui tomando consciência que todas as pessoas e todas as vidas são diferentes, que posso ser eu própria sem ter de corresponder a ideais e modelos de ninguém. Isso foi apenas uma das coisas mais importantes que aprendi com a mãe, e aprendi muitas. Recordo-me, vagamente, de um Dia da Mãe (devia ter o quê? 9,10 anos?) quando cheguei da escola, entusiasmada, com o meu presente na mão (um jarro de barro pintado por mim para pôr flores) a mãe agradeceu-me e eu lembro-me de ter ficado muito triste quando vi os presentes das minhas irmãs e a mãe disse "são todos muito bonitos". Eu só pensava "não pode ser! O meu é o mais bonito". E a mãe teimava que eram todos igualmente bonitos. Hoje sorrio cada vez que entro na sala e ele continua ali, onde sempre esteve. Obrigada por nos ter tratado sempre de igual para igual, mãe, e nos ter ensinado valores tão importantes como a partilha e o respeito mútuo. Esqueci-me de dizer-lhe (e agradecer-lhe) que grande parte do que hoje sou devo-o a si, ao seu esforço, à sua dedicação de toda uma vida. Não deve ter sido fácil, e sei que muitas vezes não o foi, abdicar de uma carreira, de uma independência profissional, para tomar conta de 6. Às vezes quando estamos todas juntas, ponho-me a pensar "mas como é que a mãe conseguiu?". Eu já me vejo "grega" quando ainda só tenho de lidar com uma, imagino com 6! A mãe é e sempre será a minha grande confidente, o meu ombro, o meu conforto, o 1º colo para onde corro sempre que algo corre menos bem, a pessoa que sei que estará sempre à minha espera para me fazer um carinho e me enroscar nos seus braços. Neste dia tão especial, não podia deixar de dizer o quanto a admiro, a adoro, o quão importante é para mim e para todas nós. O que seria de nós sem a mãe?! Tantas vezes que foi mãe/pai (e sei que lhe custava imenso as ausências dele), e também sei que apesar de muitas vezes não o ter demonstrado se sentia triste e sozinha, mesmo com uma casa cheia. Recordo-me como se fosse hoje quando certo dia, já adolescente, lhe perguntei se a mãe estava triste, e a mãe deu-me um beijinho e disse "Como é que podia estar triste? Tenho umas meninas tão bonitas, sou a mulher mais feliz do mundo!". E naquele momento, talvez por estarmos só as duas (o que era raro) senti-me a mais importante de todas, a mais previligiada. Obrigada, mãe. Saber que a vida nem sempre nos dá aquilo que gostariamos, que nem tudo nos cai de mão beijada, que há que ser persistente e lutadora, que há que ter objectivos e metas bem definidas e acima de tudo nunca desistir -foi das coisas mais importantes que aprendi e absorvi da mãe. Agora, depois de casada e mãe, dou comigo a pensar várias vezes enquanto estou com a minha filha, nas conversas que tinhamos, nas brincadeiras todas juntas...É isso que quero transmitir-lhe, tudo o que a mãe me ensinou até hoje. Sempre que estou mais em baixo lembro-me da mãe e de toda a sua força inesgotável. Nem sempre a vida nos sorri, e essa foi outra das lições que aprendi consigo, quantas vezes chorámos desavenças juntas e nos desfizemos em lágrimas de perdão e gratidão. Hoje é bom, olhar para a mãe e vê-la com uma vida nova, na profissão que cedo teve de renegar, a fazer o que gosta e a ter tempo para ajudar quem precisa, que foi o que sempre fez melhor que ninguém.
Hoje, que já somos crescidas e independentes, olhamos para a mãe (e se olhar com atenção nos nossos olhos vai perceber que é um sentimento comum a todas), e temos a certeza que continua a ser uma pessoa imprescindível nas nossas vidas. Além de tudo o que significa para nós é ainda uma segunda mãe maravilhosa para os nossos filhos (sim, às vezes temos uma pontinha de inveja:), é a mãe, e está tudo dito. Neste dia, mais que agracer-lhe a vida, quero agradecer-lhe sobretudo a disponibilidade, a dedicação, o carinho, o empenho, o amor, tudo o que fez de mim a mulher que sou hoje. Sei que por mais que escreva, todas as palavras nunca serão suficientes para demonstrar o orgulho que tenho em tê-la como mãe.
Quando em miúda lhe perguntava o porquê de tantos sacrifícios por nossa causa a mãe respondia-me "um dia vais ser mãe e também vais entender". Hoje entendo mãe, como entendo.
Parabéns!!!

10 Comentários:

Blogger Bekas C. disse...

:)
Parabéns á mãe!
Beijokas

3:04 da tarde

 
Blogger Alma Minha disse...

Muitos parabéns e anos de vida, para a tua mãezinha!
Bjs

4:06 da tarde

 
Blogger Jane & Cia disse...

Que linda homenagem, parabéns á mãe da mãe!
Quanto à regressão da C. eu acho que vai ser duro quando a mana nascer mas a Bo Bo Leta aos poucos vai habituar-se à irmã e gostar muito dela!

4:08 da tarde

 
Blogger ddm disse...

Muitos Parabéns para a Mãe da mãe C.!

Beijinhos!

4:15 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

Muitos parabéns á avó boboleta :)) que conte muitos anos de vida.

Beijos

4:20 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Ainda vou a tempo?????? ;-)
Se há coisa que devo reconhecer é que a tua mãe é realmente uma excelente pessoa, Lina. :-)
Por trás de toda aquela doçura só pode estar mesmo uma grande mãe e mulher! Tenho de dar a mão á palmatória, criar seis meninas, todas com idades próximas não deve ter sido tarefa nada fácil. A avaliar por ti então! ;-P
Já vou um bocadinho tarde mas deixo aqui os meus Parabéns á D. Isabel e que continue sempre assim, bonita por fora e por dentro, por muitos e longos anos!
Dá-lhe um grande beijinho por mim! ;-)
Luísa e Francisca*

11:49 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Só para rectificar que não tenho nada que ver com o blogue que aparece mencionado com o meu nome! Possivelmente devo ter escrito patanisca.blogspot.com em vez de patanisca.blogsource.com! LOL

Preciso de ir descansar a cabeça como podes comprovar. ;-)
Bjs grnds
Luísa*
http://patanisca.blogsource.com!
PS Um dia ainda volto a dar-lhe uso. ;-P

12:00 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

Esquecemo-me tantas vezes da minha...

Beijo Grande

11:11 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

Parabens á tua mãe :-)

11:12 da manhã

 
Blogger sm disse...

Parabéns à tua mãe!!!

:-))
Sandra

1:16 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial