O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

terça-feira, junho 06, 2006

Fitas, birras & Cia

Nos últimos tempos, ao ver a minha barriguita crescer a olhos vistos, a C. tem demonstrado e vivido sentimentos muito contraditórios. Senão veja-se, está numa fase em que (depois da fase de afastamento por que passámos), vive ao meu colo, ou abraçada a mim, ou às minhas pernas, não me larga 1 segundo, nem quando vou deixá-la de manhã ao colégio. Tem feito umas birras descomunais, o que nunca aconteceu antes. Tem sido difícil ao ponto de ter de ir com o G. entregá-la à educadora porque senão a "fita" ainda seria maior...Não sei o que se passa, verdadeiramente, mas acho que no fundo ela está a começar a notar que a chegada de um novo elemento à família vem mudar muita coisa naquele que foi, até agora, o "universo" dela. E depois há uma coisa que nunca disse aqui, mas a C. é uma criança muito mimada, e admito que sou uma das grandes culpadas (senão a maior) por isso, já cheguei inclusivé a pensar que a principal razão por detrás da rejeição inicial da mana, possa estar relacionada com esse excesso de mimo. Talvez esteja errada, espero que sim. Adiante.
Ontem à noite equanto lhe lia o livrito mencionado à direita (que aproveito para dizer, é simplesmente delicioso), olhou para a minha barriga e perguntou-me se podia voltar lá para dentro. (Será um sinal de que está a regredir? Tenho receio que estas birras recentes possam estar relacionadas com o facto dela querer voltar ao estatuto de "bebé", que sei que já não lhe pertence mas ao qual ela estava habituada (culpa minha! eu sei, mais uma vez) e ao qual ela parece não querer renunciar na fase "pós nascimento da mana"). Talvez possa estar errada, talvez possa estar a fazer uma tempestade de um copo de água -mais uma vez, talvez não.
Como resposta à questão dela poder voltar para dentro da minha barriga, expliquei-lhe que só os bebés é que podem, que os meninos e meninas crescidos já são tão grandes e pesados que já não cabem na barriga das mães...Em menos de 5 segundos respondeu-me assim "Mas eu posso fazê dieta! Assim já dá, não dá main?"
Dieta?!?! Mas onde é que ela ouviu falar de tal coisa?! No colégio não deve ter sido de certeza, nós lá por casa também não usamos disso...Às vezes fico sem perceber bem onde é que ela vai buscar certas expressões...Bem, por acaso até que já faço uma ideia, mas como é óbvio não vou estar aqui a mencionar nomes, não é D. Inês e D. Isabelinha?
Ps: Desta vez não me escapam! :)

11 Comentários:

Blogger Tita Dom disse...

:-) Não lhes escapa nadinha não senhora loll.

Em relação a essas atitudes dela, tenta um dialogo com ela, assim como ninguem quer a coisa, que a mana vem ai, que ela vai ajudar a cuidar da manã,ajudar a dar banho, que agora já não vai dar papá aos bonecos, mas á mana que mexe a boca, que sorri, que chora, etc. Que vai ser a irmã mais velha, dá-lhe sentido de responsabilidades! Eles gostam de se sentir grandes! Crescidos!

Vais conseguir tenho a certeça mamã.

Beijoca grande

4:29 da tarde

 
Blogger ddm disse...

Parece que é natural alguma regressão.
Talvez não devas dar muita importância à conversa, mas continuares a dar-lhe muitos mimos, muito amor e assegurar-lhe que o lugar dela continua a ser o mesmo.
Isto é o que eu própria tenho tentado fazer, também nunca faço comparações com o mano a não ser que ela própria faça alguma pergunta comparativa, e reforço muito que ela apesar de continuar a ser a minha filhota muito querida, também vai passar a ser a "mana crescida" que vai ajudar a mamã a cuidar do mano.

Tem calma e continua a mimá-la muito!

Provavelmente os próximos meses não vão ser os mais fáceis das nossas vidas, mas tenho a certeza que vai correr tudo bem!

Beijinhos!

PS: Desculpa o testamento! Mas eu também ando preocupada com o mesmo!

4:36 da tarde

 
Blogger Alma Minha disse...

É tudo muito dificil... eu sei!!!
Mas continua como tens estado até aqui... porque não estás errada...
Quanto ao excesso de mimos, eu tenho o mesmo problema e por vezes penso que sou "culpada", mas depois penso "se eu não lhe der mimos, quem os vai dar?"
No entanto à situações mais dificéis de resolver e para isto há profissionais que nos podem ajudar... eu própria já procurei "apoio" para o meu filho e juro-te que ajudou imenso.
Espero que tudo corra bem!
Boa semana
Bjs

5:14 da tarde

 
Blogger Miguel disse...

Mãe Bo-bo-le-ta,

O que eu posso te dizer e com toda a certeza ...

È que os teus posts são deveras deliciosos ...
Muito divertidos ...
E deve ser dos poucos que leio até ao fim!

Em relação á tua preocupação, deixa passar mais algum tempo ...

Agora em relação ás palavras e conceitos que as crianças apanham aqui e ali ...

Chama-se crescimento!
Inevitavel!


Bjks para todos da Matilde

5:36 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Maninha lindona: (é verdade estás linda o que é que queres que eu diga?)
Não percebo porque fizeste tanta questão que eu lêsse este post. =)
No que me diz respeito estou de consciência tranquila. LOL
Já me deixei disso e acho que a Inês também.
Além do mais quando vieres buscar a Conchinha provavelmente não vou estar em casa por isso a mim não me apanhas tão facilmente. =P

Aproveita se ainda apanhares a Filipa para lhe perguntares como é que vai a dieta.
Aqui entre nós já sabes que a minha boca é um tumulo. =D
Beijão =O)

6:19 da tarde

 
Blogger AR disse...

Tb a mim me dá vontade de perguntar à minha mãe se me posso esconder dentro da barriga dela... quanto mais eles que ainda agora lá estavam!

9:45 da tarde

 
Blogger sm disse...

O que é que te posso dizer?! Crescer é difícil!! Cá por casa acho(?) que não existe muito mimo (sempre tentámos ser o contraponto), mas a beca ressentiu-se bastante por deixar de ser filha única, sobrinha única e neta única. Era só uma e de repente apareceram mais 2 (a contar com o meu sobrinho). Nunca o materializou através da fala pois era bem mais pequena que a C. mas materializou através das birras, birras intermináveis...

A minha experiência é que tentes o mais possível não alterar a atenção e o mimo que lhe dedicas mas deves começar a habituá-la que vai ter que partilhar o espaço, a atenção e o carinho com a M. de qualquer forma é sempre muito complicado, cada caso é um caso e decididamente esta casa não serve de exemplo...

:-S
Sandra

12:13 da manhã

 
Blogger Vera disse...

Olá,

Estou a devorar o teu cantinho desde o inicio.Estou a adorar. Já me ri e já chorei.

Beijinhos

11:00 da manhã

 
Blogger rosinha_dos_limoes disse...

É provavel que seja reação ao evoluir da gravidez sim ... se para nós já é um misto de emoções e transformações para elas que são pequenas e não "vêm" o bebé é mais confuso ainda. As regressões também costumam fazer parte, mas depois voltam ao normal. E ás vezes depois do bebé nascer aceitam tudo bem, porque é novidade, depois com o tempo a passar e quando começam a ver o impacto de outro ser lá em casa é que dão sinal :o)
Mas não é nada que não possa ser resolvido e se sentirem que os pais os compreendem eles irão conseguir ultrapassar essa fase (e nós também LOL)
A Bia agora, já a irmã tem 21 meses, e dá-lhe para falar à bebé, ela que nunca falou assim :o)
Já lhe expliquei que não precisa falar daquela maneira para ter os miminhos que quer, mas ás vezes é dificil controlar-se ;o)
E mimos ... também acho, se eu não der, quem dará?

5:50 da tarde

 
Blogger PSoMac disse...

não lhes escapa mesmo nada :)) a tua piquena está para te dar trabalho...quando pensas que ela finalmente aceitou a ideia ela ... surpreende não é??

Marotinha .... sente que o espaço que é só dela está prestes a ter que ser partilhado ... se calhar é a reacção normal..:/

Beijinhos GRANDES

6:19 da tarde

 
Blogger Clara disse...

Bem, pela idade que a C. tem, é bem espertinha!

As birritas podem ser 1 fase apenas, ela sente que algo está prestes a mudar.

Tudo se há-de compor e sem dietas, pelo menos, para já, eheh

Beijos e obrigada pela visita

10:13 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial