O dia a dia de uma mamã e das suas Borboletas...

segunda-feira, julho 10, 2006

Novidades, emoções, desilusões e tudo misturado...

Mais um fim de semana, mais uns diazinhos de molho, mais uma semanita de Maria. A C. está melhor, não vomitou mais e já voltou a comer, embora ainda esteja um bocadito murchinha hoje já foi ao colégio. Eu estou mesmo com uma amigdalite em cima, a garganta inflamada, custa-me engolir, a voz está uma lástima e a febre, por enquanto, está controlada. Hoje acordei com 37.5º, nada mau se comparar com os 39.2º que o termómetro registou sábado à noite. Mas vamos às novidades. Esta manhã tive consulta no obstetra, confesso que depois deste tempo todo em repouso absoluto já sentia falta de saír de casa, respirar outros ares, e nesse sentido, a visita ao consultório fez-me muito bem. Ao aperceber-se da minha ânsia para ver a M., o Dr F. não me quis fazer esperar muito, deitou-me logo na marquesa e besuntou-me a barriga com aquele gel "manhoso" que eu adoro e que me deixa sempre toda a colar. Mas isso pouco importava, queria muito ver a minha filha, estava desejosa. Close-up e lá estava ela, uma mão aberta na cara a outra dentro da boca, só depois do Dr F. ter aumentado o zoom da imagem conseguimos perceber que ela estava a chuchar o polegar da mão esquerda. Foi muito engraçado, era perfeitamente nítido que estava a chuchar no dedo, o que me fez pensar que, talvez, num futuro próximo não tenha de me vir a preocupar mais com a "velha" questão das chuchas, que tanto me tem atormentado com a mana mais velha. Era mesmo muito bom. Só tenho pena de não ter ficado com nenhum registo deste momento delicioso da M., é que o pai ultimamente tem andado tão "desorientado" que ontem se esqueceu de carregar a máquina e hoje quando se preparava para registar o momento a máquina desliga-se automaticamente :S Fiquei triste, gostava muito de ter ficado com um registo deste momento terno da filhota, para a posteridade. Mas adiante, voltei a ouvir o "tum-tum, tum-tum", emocionei-me como sempre, o pai idem idem, anda um "bebé-chorão" o pai :) Medições, batimentos cardíacos, tudo dentro dos parâmetros normais, o peso estimado da piquena ronda os 2,190kg, o que é óptimo tendo em conta que na eco de urgência os médicos tinham garantido que a M. era muito pequenina. Além disso, ao contrário do que pensava, engordei 8,5kg até agora e não apenas 7 como referi num post anterior, o que em nada me surpreende dado que estes dias em casa têm sido "fatais", no sentido de que quando não estou a comer estou quase sempre a petiscar alguma coisa. Segundo o Dr F., se ganhar mais uns quilitos não faz mal nenhum, só iria reforçar ainda mais o peso da filhota, o que seria muito bom. Mas isto, claro, pondo de parte os doces e outras coisas "boas" que tenho comido durante este meu período de ócio total. A tensão continua muito baixa (o calor também não ajuda), voltou a recomendar que bebesse um cafézito sempre depois de almoço (o que já faço desde a última consulta). As dores nas pernas e costas que tenho sentido nos últimos dias, justificou-as pela falta de exercício físico, aconselhou-me a fazer pequenas caminhadas diariamente (não mais de 10 minutos) para ajudar a circulação e prevenir inchaços. De facto, desde que estou de baixa que tenho passado muito tempo em casa, só saio para ir beber café e nada mais. De resto, tirando a amigdalite e o cansaço acumulado, está tudo bem connosco. O problema, que segundo o Dr F. não é um "problema", é que a M. ainda não deu a volta e continua sentada, o que às 33 semanas e quase 2 dias me deixa ligeiramente apreensiva e até um bocadinho "desiludida" dado que me retira um pouco as esperanças de poder vir a ter um parto normal. O Dr F. garantiu-me que não é motivo para preocupações, que não há uma data específica para dar a volta, que difere de bebé para bebé, e que ela irá certamente dar a volta nos próximos dias, (o que é certo é que a C., por altura da última eco, já estava prontinha para o "pontapé de saída"). O Dr F. acha que, no meu caso, o caminho mais fiável a seguir seria a cesariana, contudo, não descarta a possibilidade de poder vir a optar por um parto normal, embora só o possa confirmar numa próxima e última eco (que está marcada para dia 21), e que só depois de a M. dar a volta (se a der) e depois de analisar a minha situação clínica poderá afirmar com toda a certeza se um parto normal será ou não arriscado. Não vou negar que não fiquei triste, a C. nasceu de cesariana, depois de ter estado até ao último minuto para nascer de parto normal, mas após 6 horas de pleno sofrimento em que não fazia a dilatação suficiente, os médicos optaram por fazer cesariana. O parto da C. ainda está muito presente na minha memória, marcou-me muito, não pela negativa pois felizmente correu tudo bem, mas por ter sido tudo aquilo que não tinha imaginado e por, de certa forma, ter "quebrado" todas as expectativas que tinha até então. Desta vez, e apesar de não conseguir esconder que gostava muito de passar pela experiência de um parto normal, prometi que não me vou preocupar demasiado nem criar muitas expectativas em torno do assunto, o que tiver de ser será, e o que o Dr F. decidir será, certamente, o melhor. Até lá vou prosseguindo a contagem decrescente, e já só me resta pedir à filhota que colabore e dê a volta o mais rápido possível, é que a barriga já pesa e a cada dia que passa cresce mais e mais o nosso desejo de a conhecer e de tê-la, finalmente, junto a nós.

11 Comentários:

Blogger Célia disse...

Está grande a menina!

Adorei a detalhe da mão em frente do rosto!
Beijos

8:12 da tarde

 
Blogger Mar disse...

Esse momento da M. está gravado na vossa memória, vai lá ficar sempre.
As melhoras, vai tudo correr bem, vais ver! :)

9:39 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Fico contente por a C estar melhor e por estar tudo bem com a Maria. Em relação ao parto também acho que não deves preocupar-te em excesso, normal ou cesariana o que importa é que a tua bebé venha saudável e perfeita. Como sabes, a Pisca nasceu de parto normal e apesar de ter sido uma experiência única foi também um processo moroso e doloroso, ah pois é! E com duas epidurais que ainda hoje gostava de saber o porquê de nunca terem chegado a surtir qualquer efeito! Foi assim um "filme" do outro mundo o parto da Francisca... É preciso ter consciência que num parto normal nem tudo é um mar de rosas como pintam, que existem também alguns espinhos e muito sofrimento pelo meio, embora no final tenhamos a confirmação que todo aquele esforço da nossa parte, afinal, vale muitíssimo a pena.
Quanto á M não te preocupes, ela ainda tem muito tempo para se arrumar direitinha aí dentro. :-)
Em relação a ti, cuida-te! Muitas amigdalites apanhas tu rapariga! Trata da garganta que essa vozinha está linda sim sr! :-(
Um cházinho de limão com mel ajuda a acalmar, acho que já te tinha dito isto... LOL

PS Se precisares de companhia para as caminhadas, sabes que apartir das 21h estou livre! ;-P
Bjs grnds
Luísa*

9:55 da tarde

 
Blogger rnpv disse...

Vai correr tudo bem, de uma maneira ou de outra!
*
Raquel

12:30 da manhã

 
Blogger Tita Dom disse...

:-) Delicio-me a ler-te...
Cesariana ou parto normal o importante é o parto correr bem é nisso que tens que pensar.
Quanto a amigdalite, cuida dela, descansa aproveita estes ultimos dias :-)

Ainda bem que a C melhorou e vais ver que com a ida ao colegio arrebita logo

Um beijinho grande

10:01 da manhã

 
Blogger Madalena disse...

Adorei este blog. Muito, mesmo!! Uma doçura... :-)

Beijinhos, e força que vai correr tudo mais que bem!!

***

7:43 da tarde

 
Blogger João disse...

Olá colega! Espero que esteja tudo a melhorar por aí! Aproveita bem o tempo de ócio, e ESTOU CONTIGO: que a Maria dê a volta rápido!!
Não faço ideia porque é que as mulheres preferem o parto normal, mas entendo perfeitamente que é melhor que uma cirurgia. Lá por casa temos exactamente a mesma questão, já que a Madalena não deu a volta (na primeira gravidez da Bárbara), e teve de ser cesariana. Desta vez, só esperamos que corra tudo bem!
E é o mesmo que desejo para ti!
Ânimo! Beijos, João.

10:28 da manhã

 
Blogger Alma Minha disse...

Olha que deixar de "mamar" no dedo também não é fácil...
Fico feliz por saber que está tudo bem a Maria.
As melhoras para ti e para a C.
Bjs

11:23 da manhã

 
Blogger PSoMac disse...

É o que dá andar muito tempo sem dar noticias ... uff mas li tudo ;))
Olha fico feliz por estar tudo bem com voces duas ... e por a C tb estar melhorzinha ... quanto ao parto mais vale nao pensares muito nisso interessa é que tudo corra bem.
Com o Diogo tb estava a ver que tinha de fazer cesariana o miudo teimava em nao dar a volta ... foi mesmo ate á ultima ... mas depois la se decidiu e nasceu de parto normal ... mas o que queria era que tudo corresse bem ... nao es menos ou mais mae ... descansa ...relaxa ... aproveita os ultimos dias com a barriga (apesar de ja pesar) ... Beijos grandes

3:15 da tarde

 
Blogger sm disse...

Olá, moça! Uma pessoa ausenta-se um fim-de-semanazito e pronto lá estás tu com uma "-ite" qualquer, está mal!!

Quanto aos partos, seja de uma forma ou de outra vais ver que tudo vai correr bem, eu sempre quis o inverso do que tu querias, tem graça!

Não te quero desanimar mas os becos tb. chuchavam no dedo na barriga e depois ficaram chucha-dependentes ;-))... E essa "chucha" é bem mais difícil de controlar!

As tuas melhoras e as da C., bons passeios e bjs para todos!!

***
PS Estás quase a ir poder levantar a prenda ;-)). Quase, quase!

4:36 da tarde

 
Blogger ♥ tm disse...

Obrigada pela tua visita e mensagem tão simpática. Que bom conhecer uma mãmã gémea, e ainda por cima verdadeira (tal como as minhas princesinhas). Muitas vezes dou por mim a pensar na relação tão especial que existe entre elas, afinal conhecem-se desde sempre.... é algo intangível para mim.... mas sinto-me muito priveligiada por ser mamã delas.
A tua menina também deve ser um encanto. As vossas melhoras bem rápidas e que tudo corra pelo melhor....
beijinhos
nat

5:20 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial